divdiv
PUBLICIDADE

Geral

Publicidade

Dia do Escoteiro é celebrado por 13 mil jovens e voluntários no Rio Grande do Sul

Dia Mundial dos Escoteiros é comemorado neste domingo, 23

Por: Assecom
Fotos: Divulgação

Sempre Alerta para Servir fazendo o Melhor Possível, é assim que vivem milhares de jovens e adultos que celebram no próximo domingo, dia 23, o Dia Mundial dos Escoteiros. No Rio Grande do Sul já são 13 mil associados nos Escoteiros do Brasil, destes, 3 mil são adultos voluntários que dedicam seu tempo em prol da educação e formação de quase 10 mil jovens de 7 a 21 anos.

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907, na Inglaterra, por Robert Baden-Powell, condecorado militar britânico e autor do livro Escotismo para Rapazes. O livro que é considerado o pontapé inicial ao surgimento do Movimento Escoteiro e por décadas influenciou grupos de adolescentes por todo o planeta que formaram as primeiras Tropas Escoteiras. Inspirado por valores como cidadania, honra, civismo e altruísmo, Baden-Powell escolheu o Cavaleiro São Jorge como padroeiro dos escoteiros. Motivo este que leva à data de 23 de abril como a escolhida para a comemoração do Dia do Escoteiro, dia de São Jorge.

O que iniciou como uma proposta de atividades ao ar livre para grupos de jovens na Inglaterra do início do século vinte, hoje segue em constante atualização ao mundo em que vivemos, com foco principal no protagonismo e no envolvimento juvenil. Através de um programa educativo baseado em uma Lei e na Promessa Escoteira, o escotismo foi, e ainda é, um dos maiores movimentos de educação não formal para jovens do mundo. No Brasil pretende-se alcançar 200 mil escoteiros até 2023, tornando o escotismo o mais relevante movimento de educação juvenil no país, inspirando mudanças positivas através dos jovens em suas comunidades e no mundo.

O escotismo pode ser considerado como um grande jogo ao ar livre, onde os jovens dividem-se em pequenos grupos, as patrulhas, e desenvolvem diversas atividades que lhes dão a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos. São acampamentos, jornadas, trilhas, aventuras e desafios em grupo que a cada dia os tornam mais empoderados e cientes das suas responsabilidades, tornando-os cidadãos ativos dentro e fora do escotismo.

Dentro do Movimento Escoteiro os jovens são divididos conforme a sua faixa etária. Dos 6,5 aos 10 anos as crianças participam do Ramo Lobinho, as atividades para essa idade são voltadas para a socialização da criança. Dos 11 aos 14 anos, no Ramo Escoteiro, o foco é a vida em equipe e o contato com a natureza. A partir dos 15, até os 17, é o Ramo Sênior, onde os adolescentes iniciam um processo maior de formação de identidade e são incentivados a superar os seus próprios desafios. A última etapa como jovem é o Ramo Pioneiro, de 18 a 21 anos, objetivando a integração do jovem à sociedade e o incentivando a construir um projeto para a sua vida. Ao completar 21 anos todos são convidados a continuarem no Movimento, atuando agora como escotistas, trabalhando diretamente na realização das atividades com os jovens, ou dirigentes, auxiliando na gestão dos Grupos Escoteiros.

Ser escoteiro não tem idade, interessados devem procurar um Grupo perto da sua casa nos sábados à tarde e conhecerem na prática como são as atividades e essa filosofia de vida. Para conhecer o Grupo mais perto acesse www.sejaescoteiro.org.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE