a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Jornada Pedagógica Marista Medianeira 2018: uma educação para a formação humana

Formação que envolveu todos os educadores, de 7 a 9 de fevereiro

Por: Da Redação
marista (3)

As interfaces do cuidado: reflexões acerca de uma educação para a formação humana foi a temática central da 1ª Jornada Pedagógica de 2018 do Marista Medianeira, momento de formação que envolveu todos os educadores, de 7 a 9 de fevereiro.

A Jornada objetivou incentivar a reflexão dos educadores acerca das múltiplas formas de exercício do cuidado na sociedade tecnológica atual, a fim de promover uma educação que, acima de tudo, preserve e incentive o desenvolvimento humano integral.

No primeiro momento de formação, todos os educadores foram convidados a pensarem sobre a mensagem do XXII Capítulo Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, que traz como título “Caminhemos como família global!”, e receberam as animadoras da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Colégio, que falaram sobre cada um dos desafios conferidos a todos que fazem parte da família marista. Também foram apresentados os educadores que compõe os setores do Colégio e suas funções, além de algumas novidades, como a reestruturação curricular do Ensino Médio, com ampliação da carga horária e oferta de mais espaço para pesquisa e produção de conhecimento.

Durante o primeiro dia, os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio foram contemplados com uma formação sobre Tecnologias Educacionais e novo ambiente virtual, realizada pela supervisora na área das tecnologias educacionais da Rede Marista, Débora Conforto, e pelo supervisor na área da tecnologia da informação, Lucas Ramos. Em sua fala, Débora ressaltou que “a tecnologia precisa estar a favor da educação, e não o contrário”. E a novidade do Colégio para este ano é a disponibilização de IPads para os professores do Ensino Médio, recurso pensando para auxiliar no desenvolvimento das aulas e potencializar a explicação dos conteúdos. “Os IPads são mais uma ferramenta tecnológica que os professores têm à disposição para um uso cada vez mais aprofundado do Sistema Marista de Educação, uma vez que, com eles, todos os recursos do SME poderão ser utilizados a partir de novas possibilidades”, afirma o coordenador pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio, Giovan Longo.

As monitoras de aprendizagem do Turno Integral participaram de uma formação sobre Projetos, com a Doutoranda em Educação, pela UPF/RS, na linha de Políticas Educacionais, Alexandra Ferronato Beatrici. Também no primeiro dia, os Auxiliares de Convivência e Monitoras de Aprendizagem do turno regular tiveram uma formação em Primeiros Socorros, com o Corpo de Bombeiros de Erechim.

No segundo dia de jornada, os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram de uma formação sobre Avaliação por competências e construção de indicadores, no Colégio Marista São Francisco, em Santa Cruz do Sul/RS, com o palestrante da Editora FTD, Douglas Dantas, e com as supervisoras pedagógicas da Rede Marista, Shirley Cardoso e Joice Bruhn da Silva.

Durante os dois últimos dias, as professoras da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e os Auxiliares de Convivência vivenciaram um momento formativo com a temática Afetividade, Mediação de Conflitos e Escuta, organizado pelo Serviço de Orientação Educacional e Coordenação de Turno. “Acredito que falar sobre este tema contribuiu para tomarmos atitudes cada vez mais assertivas em relação aos estudantes, e melhor auxiliá-los na resolução de conflitos, para que se sintam seguros, acolhidos e compreendidos”, destacou a Auxiliar de Convivência, Camila Jevinski.

No último dia de jornada, os educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio também realizaram uma formação sobre a plataforma Árvore de Livros, biblioteca digital personalizada onde podem ter acesso a obras diversas. Todos os professores finalizaram a jornada com o planejamento das aulas e da recepção dos estudantes no início do Ano Letivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE