divdiv
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Motoristas celebram seu padroeiro participando de procissão, missa e bênção

Às 14h30, na igreja, houve bênção da saúde com o Santíssimo Sacramento.

Por: Assecom
Fotos: Divulgação

A temperatura amena e o sol intenso da manhã deste domingo, depois de dias de intenso frio, favoreceram a participação de milhares de motoristas na procissão de seu padroeiro, a partir das 0830, da igreja São Pedro à de São Cristóvão, da missa campal aí celebrada e da bênção a eles e a suas conduções nos diversos lugares em que padres, diáconos e ministros os aspergiam com água benta.

Na chegada da procissão, a imagem de São Cristóvão foi conduzida solenemente até o altar da missa, onde já estava a imagem peregrina de N. Sra. de Fátima, que circulou nas comunidades da Paróquia, em preparação da Romaria do Centenário das Aparições em Portugal. Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese e que ajuda na Paróquia, presidiu a missa, no final da qual abençoou as casas e carros através das chaves dos participantes. Com água por ele abençoada, ministros aspergiram o povo.

Na homilia, Pe. Bonetti mencionou o lema da novena e da festa, “Com São Cristóvão, no Ano Mariano, caminhamos com Jesus”. Lembrou o significado do nome Cristóvão, aquele que carrega Cristo, exortando a todos a serem também portadores do Ressuscitado, que é caminho, verdade e vida. Alertou que não basta ser devoto do santo ou de outros e N. Sra. É necessário também ser seus imitadores. Em relação ao evangelho do dia, com a parábola do joio semeado no meio do trigo enquanto todos dormiam, Pe. Bonetti observou que é necessário firmeza na fé para não esmorecer, para não ceder às tentações do mal, que sorrateiramente querem tomar conta da vida. Com fé segura, tem-se imunidade contra tudo o que prejudica a vida. Convidou a todos a se perguntarem: como está o campo da própria vida, com mais trigo ou mais joio? Por fim, referiu-se a N. Sra. de Fátima, no Centenário de suas aparições, cuja imagem peregrina estava junto ao altar. Há 100 anos, no contexto conturbado da primeira guerra mundial, ela apareceu a três pastorinhos, na cova da Iria, em Fátima, trazendo mensagem de paz para a humanidade. Exortou a todos a cultivar a paz nas famílias, na sociedade, nas estradas, ruas e avenidas, com um trânsito mais humano; a fortalecer a esperança e a semear a boa semente do amor, da verdade e da justiça.

Na parte social, houve assados, churrasco, pães, cucas e doces para levar para casa e almoço no salão de festas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE