Coluna Cultura e Turismo por Vanda Groch
Confira:
POLO TURÍSTICO-HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JUDAICA
EM QUATRO IRMÃOS – INAUGURADO DIA 08/04/2023
Grande público presente, destacando Prefeito e Vereadores de Quatro Irmãos, Prefeito de Passo Fundo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Autoridades da Cultura do Instituto Judaico Marc Chagall, Comunidades Judaicas de Passo Fundo, Porto Alegre, São Paulo, Manaus e Erechim, jornalistas, historiadores, o Promotor de Justiça João Francisco Dill apresentando sua obra sobre Barão Hirsc, Prof. Paulo Giollo Diretor da URI Campus Erechim, Valmor Bandiera da CoopTurismo, Andreza Soccol – pelo Fórum Regional de Turismo Termas e Lagos, Larissa Smaniotto pelo Escritório Regional de Turismo Termas e Lagos todos vivenciando um momento inédito e grandioso que já faz incrível diferença no fluxo de visitantes.
A inauguração foi ao vivo pelo Youtube do Marc Chagall, pelo Facebook da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, e também ao vivo pelo Au On line. Muitíssimo agradecer e parabenizar pelo exemplo de união para concretizar com rapidez e objetividade esta visão de preservar, organizar e aproximar – a todos – dos acontecimentos que nos construíram como Região Turística Termas e Lagos do Norte Gaúcho. Registro pedido pessoal público de desculpas pela ausência por trabalho assumido anteriormente.
SEMINÁRIO MICRORREGIONAL EM ERVAL GRANDE
No Quiosque da Praça em Erval Grande, espaço muito agradável e mágico, dia 06 passado aconteceu o Seminário com a presença muito significativa dos municípios de Erval Grande, Itatiba do Sul, Benjamin Constant do Sul, São Valentim mais Credenor/URI, Fórum Regional de Turismo, Escritório de Turismo Termas e Lagos, CoopTurismo /Operadora.
Abertura pelo Vice-Prefeito de Erval Grande. Iniciada a agenda, bem lembrou Professor Júlio Brancher/Credenor que, a partir do PER – Planejamento Estratégico Regional o Turismo, o TURISMO foi conquistando horizonte e lugar, com apoio do Credenor, AMAU e CIRAU. Na agenda de trabalho: Placas de Sinalização; Caminhos do Norte Gaúcho divulgados via internet; Caminhos do Norte Gaúcho nos Trilhos – de Sertão à Marcelino Ramos; ação “Nós os primeiros turistas”.
Na sequência: “roteiro “Fé, Cultura e Tradição” por Andreza Soccol; Projeto CAT – Centro de Atendimento ao Turista por Luiz Henrique Bertolo – Interlocutor por Erval Grande; Rogério Soliman e Andressa expuseram a trajetória do Vinhedo Soliman em Itatiba do Sul (loucura / ignorância / sonho); pela Emater Lígia Wenclewski –Um novo olhar, a partir de 2004, para o Turismo Rural e, para encerrar, Larissa Smaniotto abordou Turismo nas Escolas e seus frutos na consciência coletiva regional de quem somos e temos e mais ainda seremos.
Os Prefeitos Municipais de Erval Grande e de Itatiba do Sul, entre demais lideranças públicas e privadas mais os empreendedores, são exemplo de apoio e de acreditar na economia gerada pelo Turismo. Na confraternização que se seguiu muitas trocas promissoras. Na saída, uma agradável surpresa obsequiada por Benjamin Constant do Sul: mudas robustas de árvores nativas e frutíferas obsequiando os participantes. Que imenso exemplo de grandeza para multiplicarmos.
HERANÇAS PRECIOSAS DE PÁSCOA
Pois é isso mesmo, só daqui um ano e fazemos planos de viver bem e melhor este tempo. Bonito e emocionante passar pelas Igrejas e Templos e observar pessoas vivendo uma confraternização, uma aproximação tão necessária para serenar e para desarmar, o que é preciso com muita urgência.
Muitas e muitas mensagens via whats mas, o que precisa, é praticar na vida diária. Somos algumas vezes atropelados pela ansiedade pessoal e coletiva, sempre contando com a compreensão do outro. E os Costumes Étnicos Pascais chamam para o perdão e a continuidade da herança impalpável – materialmente – mas grandiosa, histórica e necessária para nosso equilíbrio pessoal e social. Repetindo Padre Walenty: “Cultura não tem fronteiras.”
A NATUREZA ENCANTA
Em algumas ruas de Erechim tem tanta beleza natural merecendo nosso olhar e motivação para fazer mais ainda de nossa parte…. Conversando com quem foi a primeira vez caminhar do Parque Municipal Longines Malinowski e se encantou percebe-se a força do mundo natural. Quem veio do meio rural ou vive hoje, porque muitas famílias estão nesta direção, se beneficia para seu equilíbrio emocional.
SALA DE LEITURA: ouvido de uma pessoa amiga
Sempre se aprende conversando com pessoas que comunicam suas aprendizagens. Disse ela que ouviu no discurso de uma paraninfa: “Não tenha inveja de quem brilha. Junte-se a ele e brilhe junto.”