divdiv
PUBLICIDADE

Música

Publicidade

De Volta ao Palco: Conheça a história do Da Capo Coral de Erechim

O grupo fez reestreia em junho deste ano

Por: Redação
Fotos: Pessutti/@pessuttoo

“Da capo” é um termo italiano, que significa cantar do início da música. Remete ao processo de musicalização do coral, sempre em crescimento e aperfeiçoamento. E foi pensando nesse significado que o DaCapo Coral, de Erechim, nasceu.

Fundado em 8 de junho de 2013, o grupo surgiu da iniciativa do Regente Tailor Roberto Malossi e da coordenação da Professora Elizabeth Mor Malossi. O regente explica que o conceito era criar um coral independente, livre das amarras institucionais como escolas e igrejas, para que pudesse gerir suas próprias atividades e definir seu repertório e filosofia de forma autônoma. “Inicialmente ensaiávamos aos sábados pela tarde, porem nosso público-alvo, universitários, alunos do ensino médio, trabalhadores do comércio e da indústria, não disponibilizavam esse tempo. Por isso, o coral optou pelo horário de domingo à noite, quando há um período mais livre”, explica.

O pianista e Maestro auxiliar no início foi o músico Carlos Bau. Atualmente o pianista e regente auxiliar é o músico Luis Zamboni.

A estreia do Da Capo Coral ocorreu em 24 de setembro de 2013, no Congresso de Agroecologia da URI – Campus de Erechim, onde o grupo se apresentou para um público de 400 pessoas. Desde então, o grupo tem se destacado na cena musical local e regional, participando da Federação de Coros e organizando festivais em Erechim. Além de já ter participado do festival das AABBs em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, do Festival Internacional da UFRGS em 2014 e realizou dois festivais em Erechim, um nas dependências do Seminário e outro na Catedral. O coral também participou do festival de Selbach, comemorando os 50 anos da cidade. Em 2018, o grupo se aventurou no teatro musical com o espetáculo “Norte a Sul”, escrito e ensaiado pelos atores do próprio grupo, arrecadando donativos para a Recicladora Arcam.

Em 2020 as atividades foram suspensas devido a pandemia, o coral retornou a ensaiar em dezembro de 2023, com nova diretoria e aberto para novos membros. No dia 17 de junho deste ano, o grupo fez sua primeira apresentação oficial para o curso de Educação Física da URI, e no dia 27 de julho, participou do 5º Festival Internacional de Corais em Chapecó.

A secretária geral e membro do conselho fiscal da associação, Sophia Zanatta conta que a experiência de participar da reestreia do coral foi a realização de um sonho. “Apesar do longo tempo de atividade no coral, esta foi a minha primeira viagem com o grupo, o que tornou essa etapa ainda mais emocionante e significativa. Acredito que fizemos uma estreia maravilhosa, começando já com o pé direito. Desde criança, sempre sonhei em participar de uma viagem com o coral, e poder estar presente neste evento foi a realização desse sonho. Não consigo definir em outro sentimento senão felicidade”, conta Sophia.

Já para Anna Pertussatti, 22, vice-tesoureira do coral, que participa de corais desde os 15 anos, explica que ainda se encanta. “Já participei de edições anteriores do Festival Internacional de Corais em Chapecó e é sempre maravilhoso. Voltar à ativa após tanto tempo, em um festival com tanta gente talentosa e de outros países, é muito satisfatório”, explica a coralista.

Para o cantor e compositor, Leonardo Siqueira, 25, a música é uma parte importante e especial de sua vida e, por isso, participa do coral a 8 anos. “Cada viagem com o Da Capo cria novas histórias e traz novas pessoas e experiências maravilhosas pra nossa vida. É muito especial poder unir as pessoas em prol da música e guardar memórias de cada festival e de cada apresentação.”, conta o músico.

O local de ensaios do coral é disponibilizado pelo Sindicomerciários de Erechim e também recebe apoio financeiro de empresas do município, além de estarem em busca de mais colaboradores da cultura da cidade.

PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
Publicidade