De pé!
Pedro viveu a reviravolta da condição humana, do medo à coragem, da negação à afirmação, da prostração para o ‘ficar em pé’!
Pedro estava de pé, no Templo, entre uma multidão, anunciando Jesus Ressuscitado (At 2,14.22-33). Há alguns dias, ouvimos Pedro negando Jesus, com medo, dizendo que não o conhecia e sendo desmascarado naquele trágico amanhecer: «antes que o galo cante, você me negará três vezes!».
Pedro viveu a reviravolta da condição humana, do medo à coragem, da negação à afirmação, da prostração para o ‘ficar em pé’! A Ressurreição o colocou de pé! Páscoa é ficar de pé! Jesus, no evangelho, está de pé, Ressuscitado! As mulheres quando o viram, correram para «abraçar seus pés» (Mt 28,8-15). Se Jesus lavou os pés dos discípulos como atitude de serviço total, a ressurreição amplia esse gesto: é preciso ficar de pé, com os pés dispostos a caminhar, ir adiante, muito embora o cansaço seja uma companhia!
Pedro ajuda a meditar essa disposição porque a sua infidelidade é um espelho das nossas atitudes medrosas, de quando vivemos como se Jesus não tivesse ressuscitado. Pedro é a imagem da humanidade prostrada, acovardada, acanhada, sem sopro de vida! É preciso um galo que canta, um despertador, um choque, uma mão que nos é estendida para levantar! E é preciso mais: dar-se conta de que não estamos sozinhos, nossa história não é só nossa, temos Jesus de pé, temos Jesus de pé entre os vivos!
Ficar de pé fisicamente até pode ser mais fácil, o difícil é estar integralmente de pé! Não existem coisas determinadas para serem feitas, porque Deus começa pela nossa história, pela nossa vida e cada vida é uma vida, cada história é uma história, cada ferida é uma ferida! O ponto de partida é sempre aquela pergunta do nosso interior, aquele «porquê» que nós carregamos, e a partir desse lugar, construir um caminho!
O medo mais escondido, a vergonha mais absurda, a tristeza mais dramática são chamadas a encontrar sentido na primeira palavra de Cristo Ressuscitado: «alegrem-se». Ficar de pé é participar dessa alegria, dessa vida nova, assim foi com Pedro, assim é com todos nós! Essa é uma decisão que não podemos mais tardar: é preciso ficar de pé!
Pe. Maicon A. Malacarne