divdiv
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Oficinas ampliam conhecimento da tradição gaúcha

Oficinas para a criançada são atrações diárias do Acampamento Farroupilha. Centenas de crianças e jovens passam todos os dias pelo local para aprender um pouco mais sobre a cultura gaúcha

Por: Everson

Apesar do frio, as tardes ensolaradas são um belo convite para passear pelo Acampamento Farroupilha de Erechim. Nos galpões, os tradicionalistas aproveitam para tomar um chimarrão e planejar os jantares e almoços. Enquanto isso, a criançada aproveita para aprender um pouco mais sobre a cultura gaúcha, nas oficinas culturais que são desenvolvidas ao ar livre, como a Oficina Escoteira e Estância Farroupilha, e nos pavilhões: Tropas Cargueiras, Imaginário Social, Chama Crioula, Erva-mate e Chimarrão, Vaca Parada. As atividades se desenvolvem todas as tarde, das 14h às 17h, tendo como público prioritário crianças da rede estadual, municipal e privada de ensino. À noite, elas iniciam às 18h30min e encerram às 20h30min. Neste horário também se desenvolve a Estância Literária, um local onde acontece contação de história com espaço infantil para leitura.

Divididos em grupos, os alunos aprendem sobre a cultura do chimarrão, como é a vida em uma estância, andam a cavalo, conhecem aves, ovelhas, como laçar uma vaca, lendas e histórias do imaginário e o significado da chama crioula e sua importância na Semana Farroupilha. As oficinas culturais são desenvolvidas pelo Departamento Cultural da 19ª Região Tradicionalista e 15ª Coordenadoria de Educação.
O evento visa valorizar os mais amplos aspectos da formação da sociedade gaúcha e o legado das etnias formadoras, com destaque a aspectos típicos que norteiam os hábitos e costumes desse povo como o tomar chimarrão, as crenças, a música e a dança, por exemplo.
Nas tardes de segunda-feira, 14, e terça-feira, 15, centenas de alunos de instituições educacionais de toda a região conheceram mais sobre o gaúcho, como era a sua vida no campo e as tropas cargueiras.
As crianças também receberam noções de escotismo com integrantes dos grupos de escoteiros da cidade que explicaram sobre noções de sobrevivência, de companheirismo e como utilizar o que a natureza oferece ao seu favor.
Na sequência, uma palestra sobre Tropas Cargueiras prendeu o olhar dos pequenos nos espaços montados para explicar a origem deste meio de transporte no Estado. Os orientadores contaram que nas décadas de 1920 e 1930, as tropas cargueiras eram o único meio de transporte utilizado para escoamento da produção agrícola em parte da região do Alto Uruguai. Nos lentos passos das mulas, as tropas abriram caminhos, desbravaram a região e trouxeram o progresso econômico, social e cultural.

Programação cultural gratuita do 2º Palco Sesc Nativista segue até esta sexta (18/09) no Acampamento Farroupilha
Projeto Palco Sesc Nativista apresenta diversos espetáculos teatrais e shows nativistas tanto na Casa do Gaúcho, quanto no Palco Principal do Acampamento.
Até esta sexta-feira, 18 de setembro, seguem no Acampamento Farroupilha as atrações do 2° Palco Sesc Nativista, uma realização do Arte Sesc – Cultura por toda parte, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Fundação Cultural Gaúcha (FCG). Diversas peças teatrais sobre a cultura gaúcha e shows nativistas estão na programação totalmente gratuita.

Durante os cinco dias de atividades, o público infanto-juvenil vai assistir à contação de histórias e peças na Casa do Gaúcho, dentro da programação da Ciranda Escolar, em cinco horários diferentes – 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30. Após os “Causos do Romualdo” que abriu a programação, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/09) será a vez de “Lendas ao Pé da Fogueira”. “O Jardim dos Livros Mágicos” está confirmado para quinta (17/09) e o “Piá Farroupilha” para sexta (18/09). Esta programação é exclusiva para escolas, que poderão realizar agendamento através do [email protected].

Já no dia 18, sexta-feira, o palco principal do Acampamento Farroupilha recebe três shows. Às 17h, a programação inicia com “Contos e Cantos do Rio Grande do Sul”. A dupla “Gauchinho” (Beto Herrmann) e “Gauchão” (Rogério Hoch) irá divertir a criançada com um show lúdico, descontraído e educativo a respeito das tradições gauchescas. Já às 21h, o espetáculo “Depois dos Mates”, com Jader Leal, irá apresentar diversas nuances da música: músicas campeiras, de baile, românticas e outras tantas com estéticas mais “urbanas”, mostrando a variedade de interpretações entre tantas composições e estilos musicais.

Para encerrar a programação, sobe ao palco o grupo Eco do Minuano e Bonitinho, que realiza show a partir das 22h30. Com mais de 20 anos de carreira, Juliano Trindade, o Bonitinho, e seu grupo, Eco do Minuano, chegam ao 12º álbum, “Estendendo a Mão”, com novos sucessos compostos com Elton Saldanha, parceria que se estende pelo álbum todo e promete fazer o baile ferver e não deixar ninguém parado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE