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Educação

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A leitura e a escrita presentes no cotidiano da vida coletiva na Educação Infantil

O contato com a literatura, diferentes gêneros textuais e a escrita fazem parte do cotidiano diário das crianças

Por: Ascom

A Educação Infantil é um período na vida das crianças marcado por um percurso que entrelaça os encontros no cotidiano da escola, permeado por interações e brincadeiras que respeitam os ritmos infantis e valorizam os saberes. Encontros esses, que provocam em cada um de nós e em cada criança, conexões que se fazem vivas através da convivência, do diálogo, da escuta sensível e atenta, materializados no incentivo às continuidades das proposições com intencionalidade pedagógica capazes de construir aprendizagens significativas sobre o mundo e a cultura ao seu redor.

As vivências das crianças na escola, em todos os níveis da Educação Infantil, se tornam experiências singulares à cada criança, por isso, ambientes planejados para aguçar a curiosidade, dar asas à imaginação e impulsionar as crianças em suas aprendizagens através das investigações são características caras à Educação Marista. Nesse aspecto, uma ambiência que possui sentido é aquela que carrega na materialidade as diferentes linguagens.

E como ocorrem as aprendizagens na faixa etária entre os cinco e seis anos? Os processos de aprendizagens ocorrem pelas experiências vividas através do corpo que, simultaneamente, vive, explora, observa, interpreta, questiona num mundo vasto e repleto de diferentes linguagens, significativo através de suas parcerias, organizações e escolhas, em que o nosso cotidiano é centrado na criança diante de suas experiências em produzir sentido através de suas interações e brincadeiras.

Mas afinal, o que nossas crianças desejam saber? Desejam saber sobre o mundo, suas estruturas, através da abertura e sensibilidade única para conhecer e nos mostrar um pouco mais sobre si mesmas e sobre nossas vidas. Inquietações que lhes fazem sentido, que incentivam seu lado crítico, descobridor, participante e inventivo no mundo em que estão e são infância. Afinal, nosso tempo de ser infância, protagonista e potente, é agora, e não no amanhã.

E qual o lugar da leitura e da escrita na Educação Infantil? Há, no cotidiano das crianças, desde a mais tenra idade, contextos em que a escrita é motivo de curiosidade e investigação. Neste sentido, nosso papel, enquanto educadoras, é potencializar as reflexões que tornam significativas as descobertas das crianças sobre o universo da escrita e da leitura, através das brincadeiras com as palavras, respeitando o tempo da infância e garantindo às crianças o direito de brincar e interagir nos diferentes espaços que compõe o cotidiano da Educação Infantil no Colégio Marista Medianeira.   A criança é inserida neste contexto de letramento, ouvindo, comentando, dramatizando histórias, realizando pesquisas para responder suas curiosidades, participando de brincadeiras e jogos que permitem a reflexão sobre a linguagem envolvendo rimas, palavras que iniciam com o mesmo som, canções, versos, parlendas, enfim, jogos que instigam o pensar sobre a linguagem. O contato com a literatura e diferentes gêneros textuais, bem como a oportunidade de usar a escrita para registros espontâneos ou referentes às vivências e pesquisas nos diferentes campos de experiência, fazem parte do cotidiano diário das crianças, ampliando o repertório e reconhecendo a função social da escrita. São inúmeras as possibilidades que se apresentam em nosso cotidiano, em que as crianças são imersas num contexto que convida a pensar sobre a linguagem e sua função.

Tais interações e percursos levam as crianças a perceberem o mundo e as funções sociais da escrita, descobrindo as escritas convencionais a sua volta e buscando registrar, trocar conceitos e ideias despertados em si mesmas diante de suas interações com o mundo. Para Baptista “muito antes de dominar a escrita ortográfica convencional, a criança pode e deve familiarizar-se com os usos e funções da escrita e as incontáveis possibilidades que ela admite […].” São nessas formas de brincar que surgem as teorias e reflexões, bem como as relações com seus nomes e palavras que fazem sentido em cada contexto de exploração. Dessa forma, o aprendizado torna-se significativo, pois as descobertas são conquistadas pelas próprias crianças, de forma leve e prazerosa.

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