divdiv
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Aberta safra da uva e lançada a Festa di Bacco 2024

Mesmo com previsão de quebra na safra, devido as condições climáticas, organização do evento destacou a importância de manter viva a tradição do evento

Por: ASCOM
Fotos: PME

Em uma cerimônia, na propriedade da Família Ficks, na Linha Batistela, no fim da tarde desta quarta-feira (24), foi aberta oficialmente a safra da uva e lançada a Festa di Bacco 2024. Estiveram presentes produtores, convidados, imprensa e representantes das entidades que organizam o evento, como o vice-prefeito Flávio Tirello; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jurandir Pezzenatto; o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski; o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini; a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese; o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Adriano Szynkaruk; o coordenador da SUTRAF Erechim, Adilson Szady; o presidente da Comissão da Uva, Marino Slongo; o presidente da Feira do Produtor, Eleandro Cantelle; o presidente da Festa di Bacco e do grupo Avanti, Charles Oldoni; presidente do grupo Gillé, Claimir Tobaldini; e presidente do grupo Stella Alpina, Darcy Teixeira de Souza.

Corte

Os convidados foram recebidos e conduzidos para corte da uva pela Corte da Festa di Bacco 2024/2025, composta pela Rainha Sianny Paida e pelas Princesas Jéssica Cechin e Lunara Falcão e pela Corte Infantil, composta pela Rainha Sofia Oldoni e pelas Princesas Eduarda Brustolon de Souza e Sofia Campanhol Thomas.

“Mais um ano nos reunimos para celebrar a Festa di Bacco. Convido a todos para apreciarem as riquezas da nossa terra, a compartilharem sorrisos e a criarem novas memórias. Que possamos nos unir, relembrar a cultura e fortalecer nossos laços. A presença calorosa de vocês é que torna nossa festa única”, exaltou a rainha Sianny Paida.

A programação da Festa di Bacco 2024 acontece nos dias 27 e 28 de janeiro no Santuário de Fátima e nos dias 4 e 11 de fevereiro nas propriedades rurais com venda de uva e derivados, flores, produtos coloniais e de agroindústrias, apresentações culturais e jogos típicos. Confira programação clicando aqui.

Organização

A família anfitriã, com o produtor Valmor Ficks, a esposa Denise e o filho Lucas, deram as boas-vindas aos convidados da cerimônia. Depois disso, os representantes da organização fizeram seus pronunciamentos.

O presidente da Festa di Bacco, Charles Oldoni, também representou os grupos italianos envolvidos, e comentou que a Festa di Bacco resgata o patrimônio cultural de Erechim. “Divirtam-se e venham participar da programação com apresentações, jogos e a comercialização dos produtores”, falou.

O presidente da Comissão da Uva, Marino Slongo, também representou os produtores de uva e compartilhou as dificuldades na produção devido as situações climáticas dos últimos anos. “Já tivemos 150 hectares aqui em Erechim e hoje são 60 hectares. Neste ano tivemos parreirais que perderam 100% da produção devido ao granizo, outros que tiveram perdas menores por outros fatores, e hoje praticamente não temos uva nem para os supermercados”, comentou, frisando que os produtores estão se desafiando e participando. “A Festa di Bacco é a relação da cultura, da amizade, o envolvimento, as agroindustriais e é isso que faz com que a gente esteja aqui hoje”, finalizou.

O presidente da Feira do Produtor, Eleandro Cantelle, lembrou que a Feira do Produtor é uma referência para comercialização dos produtores e agroindustriais o ano inteiro. Já o coordenador da SUTRAF Erechim, Adilson Szady, lembrou que é preciso avançar nos incentivos e politicas publicas aos produtores e a sucessão familiar.

A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, lembrou que apesar do período desafiador, com as intempéries do tempo, todos estão unidos. “Os desafios vêm para nos fazer crescer e nos fazer mais fortes. A Festa di Bacco é um exemplo disso, de integração, de força, de continuidade há mais de 20 anos acontecendo aqui no município, mantendo as entidades e instituições integradas com um objetivo comum. Que possamos continuar unidos e conectados, e nos fortalecer e contribuir com o fortalecimento da agricultura”, disse.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, agradeceu todos integrantes da comissão organizadora. “Os produtores infelizmente estão enfrentando anos muito difíceis. Mas, a Festa di Bacco é pra valorizar e mostrar acima de tudo, que o Poder Público está junto nos momentos bons e difíceis. Vamos com a cabeça erguida comercializar o nosso produto, fruto do suor e emprenho e prestigiar os grupos italianos que mantem e incentivam a cultura na nossa cidade”, comentou o secretário.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jurandir Pezzenatto, parabenizou a organização, dizendo que é importante se manter fortes, colocando o Poder Legislativo a disposição.

O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, agradeceu a família Ficks que acolheu o evento e parabenizou a organização da Festa di Bacco. “Obrigado por continuarem com essa importante marca da cidade de Erechim, a Festa di Bacco, que com 22 edições celebra a produção da uva e a cultura italiana de Erechim”, finalizou o vice-prefeito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE