divdiv
PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

Agentes de combate a endemias começam a atender nas UBS

Esse processo denomina-se território único

Por: Ascom

Nas últimas semanas a Secretaria de Saúde vem reorganizando o fluxo de trabalho dos agentes de combates a endemias. Essa mudança inclui a presença dos agentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, ao lado das equipes de Estratégias Saúde da Família, de Atenção Primária e profissionais diversos. Esse processo denomina-se território único.

A secretária de Saúde, Eclesan Palhão ressalta que essa ação era uma demanda que vinha sendo estruturada desde a identificação das dificuldades enfrentadas na epidemia da dengue que o município viveu. “Passamos por um momento de reavaliação, implementação e melhorias do processo de trabalho que impactaram em locar 27 agentes de endemias executando o trabalho em território, com um olhar de vínculo de atenção integral”, destaca Eclesan.

Conforme o enfermeiro, Samuel Salvi Romero, que ministrou uma capacitação para estes profissionais, ao se pensar na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) é necessário observar as construções dos processos de trabalho e suas abrangências nos territórios das populações. “Desta forma devemos pautar movimentos que incluam a vigilância em saúde em interação com a atenção primária à saúde”, destaca Samuel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE