divdiv
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Aluno do SENAI Erechim participa de olimpíada de desenho mecânico

A olimpíada que acontece em outubro no Brasil, será passaporte para a Olimpíada Mundial em Lyon na França

Por: Caendy Carvalho e Andressa Dall'Agnol
Fotos: Caendy Carvalho

Os estudantes de diversas unidades do SENAI no Brasil irão participar de uma competição. A WorldSkills é uma competição que reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em disputas de educação profissional. Apenas os melhores alunos das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do comércio.

Os competidores tem o desafio de projetar o trabalho e entregar o projeto dentro do prazo estabelecido. Além disso, é preciso trabalhar com agilidade, precisão e qualidade em cada etapa do projeto.

O competidor que irá representar Erechim na fase nacional é o Bruno Eduardo Sychocki. E para competir ele ficou treinando diariamente. “O treinamento é puxado. São oito horas diárias, mas é um conhecimento único na carreira”, comenta o competidor.

Bruno, concluiu o curso de desenhado mecânico no SENAI no ano passado, momento em que participou da seletiva para a olimpíada. “O aprendizado é constante, é tudo muito novo porque a todo momento a gente está vivendo uma experiência diferente”, complementa.

A gerente de operações do SENAI, Valquíria Grazziotin explica que os participantes recebem uma bolsa para se dedicar exclusivamente aos estudos e treinos para a competição. “O SENAI oferece uma bolsa de estudos para esse participante focar nos estudos. Para nós, ter um aluno competindo mostra e instiga outros alunos a verem possibilidades. O diferencial desse trabalho é que podemos mostrar e entregar para a indústria um profissional qualificado e com experiência”, diz.

O treinador do Bruno, Rafael dos Santos Gomes diz que o estudante sabe lidar bem com o trabalho sob pressão. “A olimpíada trabalha com diversas áreas de relevância, como o “Computer Aidded Design” conhecido como CAD que traduzindo significa desenho assistido por computador, elétrica, mecatrônica, artes gráficas, moda, entre outros. O Bruno desde que comecei a acompanhar os treinos dele, sempre dominou a questão de trabalhar sob pressão, ao longo do ano fomos realizando simulados para ir trabalhando essa parte”, diz Rafael.

Simulado aconteceu em Erechim

Nesta semana, ocorreu na unidade do SENAI Erechim um simulado entre o competidor de Erechim e o de Curitiba no Paraná, Tiago Hamester Santos. Os estudantes precisaram realizar uma planta de uma indústria em um tempo cronometrado de seis horas, sendo três pela parte da manhã e o restante no turno da tarde. O desafio é trabalhar sob pressão, por isso o espaço para ambos desenvolverem a prova foi montado em local de circulação de pessoas dentro da unidade do SENAI.

O projeto desenvolvido precisa ser aplicável a qualquer empresa, por isso precisa ter precisão. Nesta sexta-feira (1), foi o dia da avaliação final do simulado como forma de preparação para a competição nacional.

Para o estudante paranaense a competição é um desafio. “É um treinamento de praticamente 1.600 horas, é muito conteúdo, é muita coisa voltada ao profissional, a indústria, a nossa vivência como projetista”, diz Tiago.

Olguin Bortoluzzi acompanha e treina o estudante paranaense, para o professor essa experiência qualifica ainda mais os profissionais. “Eu hoje posso dizer que o Tiago é um destaque entre os projetistas. Estar aqui no Rio Grande do Sul para participar desse simulado é uma forma de proporcionar aos competidores uma troca de informações e conhecimentos. Precisamos de um bom profissional para representar o Brasil e quem sabe o mundo como melhor projetista em desenho mecânico e trazer essas tecnologias de softwares para as empresas brasileiras”, diz.

Competição Nacional e Mundial

A competição nacional conta com a participação de 11 Estados brasileiros. Os candidatos irão realizar a prova de forma virtual entre o dia dois e 10 de outubro de 2023. No caso, o erechinense irá até Porto Alegre, local onde será aplicada a prova virtual da competição.

O estudante paranaense que esteve em Erechim realizando o simulado irá realizar a prova em Curitiba/PR.

O competidor que vencer a olimpíada nacional garante uma vaga para a mundial que irá acontecer no próximo ano em Lyon na França.

“Nós estamos bem felizes com o crescimento e desenvolvimento do nosso aluno Bruno que com certeza vai ir muito bem. Já participou de uma prova do BRICS que é uma outra modalidade de competição e ele ficou em terceiro lugar do mundo, então a gente está bem contente que ele teve uma evolução nesse conhecimento. Estamos na torcida para que ele passe na fase nacional e vá para França competir na olimpíada mundial”, finaliza Valquíria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE