- Atmosfera On.line - https://www.atmosferaonline.com.br -

AMAU explica o fim das bandeiras como modelo de Distanciamento Controlado

A nova ferramenta dos 3As de Monitoramento foi apresentada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na última sexta-feira, 14 , que entrou em vigor a meia noite deste domingo, 16.

O novo sistema substitui o modelo pioneiro de Distanciamento Controlado no estado. Após um ano da utilização das bandeiras como modelo de monitoramento, o governo percebeu que o momento requer um sistema mais simples e com maior participação das regiões e municípios nas definições de protocolos.

Os municípios poderão adotar suas próprias medidas de protocolos de atividades variáveis, seguindo algumas normas impostas pelo governo do estado. Além disso, cada município poderá adotar medidas mais rígidas do que as estabelecidas pela região ou até mesmo pelo estado.

Instrumentos de governança 

Aviso: primeiro ato avisar.

Alerta: segundo ato alertar.

Ação: terceiro ato agir.

Indicadores R16

Em um comparativo entre os dias 12 a 14 de maio, os indicadores mostram as variações dos índices de casos ativos na R16. Sete municípios tiveram estabilidade no número de casos ativos, o que representa 20,6%. Apenas cinco municípios da região tiveram diminuição no índices de casos de Covid-19, aproximadamente 14,7%. O aumento de casos ativos foi registrado em 22 municípios da R16, totalizando 64,7%.

Em reflexo do aumento de casos ativos na região o número de internações em leitos clínicos e em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) sofrem alta nas ocupações. 75% dos leitos de UTI estão sendo utilizados por pacientes com sintomas mais graves da Covid-19, já os leitos clínicos estão com 25,4% de ocupação.

A vacinação contra a Covid-19 teve inicio na região em janeiro e até hoje, a R16 possui 66.934 pessoas imunizadas contra a Covid-19, o que representa 28,1% da população.