divdiv
PUBLICIDADE

Geral

Publicidade

“Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”

Agosto Dourado é mês da conscientização do aleitamento materno

Por: Da redação

Agosto é conhecido como o mês do Aleitamento Materno no Brasil. A Lei nº 13.435/2.017 instituiu que ao decorrer do mês de agosto ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno sejam intensificadas.

O dourado foi a cor escolhida para o oitavo mês do ano. O padrão “ouro” de qualidade do leite materno traz a referência da cor utilizada.

Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, e a partir de 1992 começou a ser definido que todo ano um tema seria explorado. Materiais começaram a ser lançados todos os anos em diferentes idiomas para a participação efetiva de vários países.

Benefícios

O leite materno configura-se como o melhor alimento para o bebê. São inúmeros os benefícios: fácil digestão, saciedade, melhora nutricional, reduz chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, promove um melhor crescimento e desenvolvimento. O aleitamento materno protege os bebês e crianças pequenas de doenças perigosas, pois para muitos é considerado a primeira ‘vacina’. A amamentação também é responsável por criar um laço maior entre mãe e filho.

2022

Com o tema “apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Amamentação 2022, em alusão à Semana Mundial da Amamentação.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais, além de dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto a amamentação segura e seus benefícios. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é de que até 2025 a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses aumente em 50%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade