Artigo: Comemoração do aniversário de emancipação de Erechim
Os estudantes dos 3ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Medianeira participaram de aula pública voltada para a investigação e compreensão da história do município.

Por Cristine Miszewski, Diuliana Pimentel, Gabriella Demarco e Vanessa Zoraski, professoras do 3º ano EF do Colégio Marista Medianeira
No mês do aniversário de nossa querida Erechim, os estudantes dos 3ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Medianeira foram agraciados com uma experiência educacional única: uma fascinante aula pública ministrada pelo professor e historiador André Fabricio Ribeiro, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul, o qual tem dedicado seus projetos à investigação e compreensão da história do município. O objetivo? Nada menos do que desvendar os segredos da nossa cidade, explorando-a como um verdadeiro livro aberto.
A proposta, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular e a Matriz Curricular Marista, oportunizou às crianças mergulhar na história da colonização e na arquitetura que moldaram Erechim ao longo dos anos. O estudo do próprio contexto urbano, como preconiza a BNCC, é uma oportunidade valiosa para conectar o aprendizado e o desenvolvimento de competências acadêmicas à realidade vivida pelos estudantes. A aula não foi apenas um exercício teórico, foi uma jornada emocionante pelas ruas e monumentos que fazem parte do cotidiano do nosso município, trazendo ressignificado aos conceitos e movimentos já trabalhados em sala de aula.
O professor André guiou os alunos por um roteiro de descobertas, partindo do imponente Castelinho, antiga Comissão de Terras, um grande marco para compreendermos o desenvolvimento e organização de nossa cidade, refletindo sobre a histórica Praça da Bandeira, onde puderam compreender seus monumentos e a disposição das 10 principais avenidas. Passando pela majestosa Prefeitura e a Câmara de Vereadores, observando suas funções ao longo dos anos e aprendendo um pouco sobre a importância dos poderes Legislativo e Executivo. A primeira escola da cidade também teve seu lugar de destaque nesse estudo enriquecedor. Afinal, muitos passavam por ali e não imaginavam a importância daquele lugar.
O que tornou essa experiência ainda mais especial foi o olhar atento dos estudantes sobre sua própria cidade. Erechim, mais do que um cenário, tornou-se protagonista nas mãos curiosas e ávidas por conhecimento desses jovens pesquisadores. O estudo da arquitetura positivista dos prédios emblemáticos despertou um senso de pertencimento e orgulho pela história que nos cerca. A interação direta com um especialista como o professor André foi fundamental. As crianças não apenas absorveram conhecimento, mas também foram encorajadas a questionar, a investigar e a apreciar a riqueza cultural que nos rodeia diariamente.
Explorar a cidade em seu mês de aniversário trouxe à iniciativa educacional um significado ainda mais profundo: Pertencimento! Foi uma celebração não apenas de marcos físicos, mas também de construção de memórias, tradições e identidade, daqueles que iniciaram nossa história e de quem dará vida a ela ao longo dos anos.
O Colégio Marista Medianeira, em conjunto com seus educadores, ao promover e incentivar atividades como essa, demonstra o compromisso genuíno com a educação holística e integral de seus alunos. É através de experiências como esta que se constrói não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o senso crítico e reflexivo, a valorização do patrimônio local e o amor pela nossa cidade. Que essa aula pública seja apenas o começo de muitas outras jornadas de aprendizado envolventes e inspiradoras, conectando Erechim ao coração de seus pequenos cidadãos.