divdiv
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Avião desvia da rota após piloto e copiloto dormirem em pleno voo na Indonésia

Relatório informa que incidente ocorreu por 28 minutos, deixando a aeronave com erros de navegação

Por: O Sul
Fotos: Divulgação


Um avião com 153 passageiros a bordo desviou da sua rota após os dois pilotos dormirem por quase meia hora, em pleno voo, na Indonésia. O governo do país informou, no último fim de semana, que abriu uma investigação para apurar o ocorrido.

O incidente, envolvendo um Airbus A320 da Batik Air, aconteceu no dia 25 de janeiro. De acordo com uma investigação preliminar do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia, naquele dia, o piloto e o copiloto fizeram dois voos entre as cidades de Kendari e Jacarta na mesma aeronave.

Durante o primeiro voo, com destino a Kendari, o copiloto disse ao colega que não havia descansado direito, pois tinha acordado várias vezes durante a noite para ajudar a mulher a cuidar de gêmeos recém-nascidos.

O copiloto, então, foi autorizado a descansar e dormiu por cerca de 30 minutos. O voo pousou normalmente em Kendari.

Por volta das 8h, pelo horário local, a tripulação fez o trajeto de volta, com destino a Jacarta. Nesse voo, o piloto, que tinha permanecido acordado na viagem anterior, pediu para descansar.

De acordo com as investigações, com cerca de uma hora e meia de voo, o copiloto, que estava no comando do avião, também dormiu. A torre de controle chegou a tentar entrar em contato com a aeronave várias vezes, mas não obteve resposta.

Cerca de 28 minutos depois, o piloto acordou e notou que o colega também havia dormido. O comandante percebeu que o avião já havia desviado da rota.

Segundo as autoridades da Indonésia, o piloto afirmou à torre de controle que o rádio havia sofrido um problema de comunicação. Na sequência, o avião pousou normalmente. Ninguém ficou ferido.

As autoridades da Indonésia enviaram recomendações à companhia aérea Batik Air para reforçar procedimentos de segurança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE