divdiv
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Banco de Sangue passa a atender em novo endereço a partir da próxima semana

Espaço foi viabilizado pelo trabalho integrado do Poder Executivo, Legislativo, AMAU, entidades civis, empresas e comunidade.

Por: Ascom
Fotos: Divulgação

O Hemonúcleo (Banco de Sangue do Alto Uruguai), administrado pela Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim (ABERSE), considerado um serviço fundamental para saúde pública de Erechim e região Alto Uruguai, passa a atender em novo endereço a partir da próxima semana.

Localizado ao lado a Unidade Municipal de Referência em Saúde – antiga UPA – o Banco de Sangue entra em funcionamento na próxima segunda-feira (17) neste local. Para doações de sangue é necessário agendamento presencial ou pelo telefone (54) 3522.5366 e o atendimento acontece de segunda a quinta das 7h às 11h, na sexta das 9h às 11h e o primeiro sábado de cada mês das 7h às 11h.

Os investimentos passam de R$ 2 milhões com recursos da Prefeitura de Erechim, Câmara de Vereadores, governo estadual e emenda parlamentar. O Banco de Sangue vai estar aparelhado tecnologicamente e moderno, com novos espaços físicos dispostos numa área de 750 metros quadrados e com equipamentos de última geração que possibilitarão a ampliação dos serviços, com condições de atender a demanda da saúde pública.

O Banco de Sangue tem a finalidade de coletar, processar, armazenar e abastecer de sangue e seus hemocomponentes os hospitais de Erechim e região, todos os serviços públicos e privados de saúde que necessitem deste insumo vital, beneficiando as pessoas que utilizam o sistema de saúde. Além disso, ele é estratégico para saúde pública regional e a concretização desta unidade só foi possível pelo trabalho integrado do Poder Executivo, Legislativo, AMAU, entidades civis, empresas e comunidade.

Saiba mais sobre o Banco de Sangue

O Banco de Sangue do Alto Uruguai, administrado pela Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim é uma entidade privada, sem fins lucrativos detentora de Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social área da Saúde (CEBAS), importante conquista alcançada no ano de 2016.

A unidade hemoterápica foi constituída em 1988, por um rol de entidades representativas da comunidade local e vem ao longo de seus 35 anos prestando relevantes serviços a comunidade local e regional, de forma especial para aos usuários da rede pública de saúde.

A unidade mantém contratualização com a Secretaria Estadual de Saúde e estreita parceria com os 32 municípios da AMAU, que auxiliam na manutenção financeira da instituição, única desta natureza na região do Alto Uruguai. Atualmente o Banco de Sangue tem suprido as necessidades locais e regionais fornecendo sangue e hemoderivados aos hospitais de Erechim e região e sempre que necessário e, de acordo com o estoque, tem socorrido a unidade hemoterápica vizinha da cidade de Passo Fundo (Hemopasso).

No ano de 2015 a unidade hemoterápica passou por um grande processo de reestruturação e revitalização, com apoio da Poder Público de Erechim, Poder Judiciário e através de inúmeras ações e iniciativas locais e regionais, públicas e privadas, que alçaram a unidade a um novo processo de coleta, processamento, armazenamento e distribuição, com informatização de todo o processo através do programa Hemovida, do Ministério da Saúde e ascendeu para a classificação de Núcleo de Hemoterapia, o que significa um grande avanço.

Segundo o Ministério da Saúde, os serviços de hemoterapia são classificados em Hemocentro Coordenador, Hemocentro Regional, Núcleo de Hemoterapia, Unidade de Coleta e Transfusão, Unidade de Coleta e Agência Transfusional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE