divdiv
PUBLICIDADE

Assistência Social

Publicidade

CAOL completa 24 anos como casa apoio a pacientes com câncer

A entidade sem fins lucrativos oferece apoio, abrigo e acompanhamento a pessoas portadoras de câncer

Por: ASCOM
Fotos: Divulgação

O Centro de Apoio Oncológico Luciano – CAOL, completa 24 anos de existência no próximo dia 4 de agosto. A entidade sem fins lucrativos oferece apoio, abrigo e acompanhamento a pessoas portadoras de câncer abrindo suas portas às demandas do Município e da Região.

O trabalho desenvolvido conta com profissionais capacitados, com parceiros e voluntários que desenvolvem durante o ano uma programação bastante diversificada com atividades voltadas aos usuários de todas as idades e sexos que buscam o local. São realizadas palestras, comemorações de datas específicas, atendimentos de reiki e de beleza, oficinas de artesanato, culinária, corte e costura, tricô, dentre outras atividades que resultam em benefícios coletivos e individuais.

A sede é localizada no Bairro Espírito Santo em Erechim. A área de mais de mil metros quadrados construídos conta com dormitórios (masculinos e femininos) com capacidade para 50 pessoas cada, equipada cozinha e amplo refeitório, salas de convívio e de atendimentos, banheiros e área de lazer externa, além de outros ambientes administrativos.  Uma estrutura que já acolheu em torno de 19.500 pessoas desde sua implantação.

Programação especial de aniversário

Dia – 4 de agosto (quinta-feira)

10h – Visita com o mascote CAOLITO na FHST e Hospital Santa Mônica

11h30 – Homenagem aos pais

12h15 –  Almoço especial comemorativo ao aniversário e ao Dia dos Pais

13h30 – Homenagem aos 24 do CAOL e aos voluntários.

Histórico

O projeto teve início em 15 de abril de 1998 com a reunião de um grupo convidado por Marilene Rigo, mãe de Luciano Rigo

Berndsen que dá nome à casa e que faleceu de câncer aos 17 anos. Após a partida do filho, movida pelo objetivo de oportunizar apoio, informação e conforto aos portadores de câncer, Marilene uniu pessoas em torno da sua causa e transformou o CAOL em realidade. Sua iniciativa multiplicou o trabalho voluntario em prol dos que ali buscassem suporte. Os slogans e identidade visual criados para a entidade levaram a comunidade a identificá-la e vê-la como referência. Inicialmente instalado em local alugado, com o trabalho da diretoria e de voluntários, em 2003 iniciou-se a construção da atual sede do CAOL em um terreno de 1.700 m².

Objetivos gerais

– Acolher usuários e seus familiares em tratamento de câncer do Município e da Região, garantindo proteção integral;

– Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência ouruptura de vínculos;

– Restabelecer vínculos familiares e sociais;

– Possibilitar a convivência comunitária;

– Promover acesso à rede sócio assistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais;

– Favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidadespara que os indivíduos façam escolhas com autonomia;

– Promover o acesso às programações culturais, de lazer, esporte e ocupacionais internas externas, relacionando-as a interesse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE