Casal erechinense viaja para conhecer as 497 cidades gaúchas
Conteúdos são compartilhados nas redes sociais do casal
O casal Chrystian Bonmann, de 33 anos e Laís Stachelski, de 29 anos, se conheceram em um encontro de amigos viajantes na serra gaúcha, no ano de 2020 e seguem juntos. O amor de ambos por viagens, fez o casal encarar um desafio, conhecer todas as cidades gaúchas que ao todo são 497 municípios, e esses conteúdos são publicados no Instagram criado – @chegaviajei.
Os viajantes contam que a ideia de visitar todas as cidades do Rio Grande do Sul teve a inspiração de um outro casal que tem o mesmo projeto visitando as cidades do estado vizinho, Santa Catarina. “Não temos exatamente uma meta de tempo para conhecer todas as 497 cidades, mas acreditamos que conseguiremos concluir em cinco ou seis anos, já estamos a dois anos viajando e visitamos 153”, conta o casal.
No inicio do projeto o casal criou alguns objetivos que servem como registro oficial e comprovam a passagem pela cidade. “O principal deles é fazer uma foto nossa em frente à prefeitura da cidade, essa nunca pode faltar. Além disso, sempre fazemos uma foto nossa em frente aos pórticos das cidades, infelizmente nem todas tem. As igrejas também entram nessa lista, afinal nosso Estado é cheio de monumentos religiosos de grande relevância para a cultura gaúcha, comentam.
Casal cria apelidos para os itens de viagem
E nessa história além da cultura, conhecimento e amor pelas viagens, o casal se diverte na estrada. E algo chama atenção, o drone utilizado para fazer as gravações foi apelidado de “Rubens”. Já o veículo utilizado, um Siena, se chama “Ayrton”. “É muito normal entre os viajantes colocar nomes nos carros e equipamentos. Nosso carro em uma votação no Instagram foi batizado de Ayrton, por causa do Ayrton Senna. Já o drone se chama Rubens, em homenagem ao Barrichello”, conta Chrystian.
Cidades que já visitaram
Das 153 cidades já visitadas, teve algumas que ganharam uma atenção especial. “Rio Grande conquistou nosso coração com a Praia da Capilha, uma praia deserta de água doce da Lagoa Mirim onde tem uma igrejinha histórica que parece saída de filme e um por do sol de tirar o fôlego. Outra cidade que nos encantou foi Santa Cruz do Sul, cidade linda, desenvolvida, com muitos leques de oportunidades, além de ter a maior festa alemã do RS. E sem duvidas a primeira capital farroupilha, Piratini, com toda sua história, prédios antigos e com cultura gaúcha viva”, diz os viajantes.
Planejamento do roteiro
Os roteiros são planejados com antecedência, com um cronograma e trajeto a ser percorrido. “Sempre viajamos aos finais de semana e nas férias para dar tempo de conhecer todas as cidades que queremos. É algo que exige sacrifício por muitas vezes a semana de trabalho ter sido cansativa. Mas até hoje nunca nos arrependemos de ter saído de casa e ir desbravar esse Estado, os lugares e pessoas que conhecemos”, contam.
O casal compartilha nas redes sociais o mapa das cidades que já visitaram. Os conteúdos de fotos e vídeos são produzidos com o próprio celular e com o drone para as imagens aéreas. Além disso, Chrystian e Laís produzem conteúdos informativos e com curiosidade das cidades para os seguidores.
Casal viaja com recursos próprios
Para custear a viagem, o casal comercializa alguns produtos como cuias personalizadas e adesivos. “Além disso temos um ‘melhores amigos’ pago no Instagram para quem deseja nos acompanhar mais de perto e receber detalhes do projeto. Temos também algumas parceria com empresas de manutenção veicular e realizamos alguns projetos publicitários com restaurantes e hospedagens. Mas o projeto ainda está longe de se sustentar”, conta o casal.
“Apesar de tudo nunca pensamos em desistir, pois o projeto é nosso escape do dia a dia, dos nossos trabalhos e queremos levar e mostrar todo potencial do nosso Estado para as pessoas. Sempre falamos que todos viajam de carona com nós”, finalizam.