Cerca de 56% das mulheres está insatisfeita com o próprio corpo, diz pesquisa
Dentre as insatisfeitas, mais da metade (61%) se consideram acima do peso
Uma pesquisa realizada pela Sophia Mind, empresa voltada para pesquisa e inteligência de mercado feminino revelou que 56% das mulheres estão insatisfeitas com sua aparência. Dentre as insatisfeitas, mais da metade (61%) se consideram acima do peso. O segundo motivo de insatisfação é o cabelo (37%). O objetivo dessa pesquisa era avaliar a satisfação das mulheres com a aparência e entender como ocorre o consumo de produtos de beleza.
Se fosse possível, 95% das mulheres mudariam algo no corpo. Mesmo as mulheres que estão satisfeitas com a aparência, não dispensariam a chance de mudar alguma coisa. A barriga (42%) e o seio (17%) são as partes do corpo mais citadas para a mudança. Isso ocorre tanto para as mulheres satisfeitas, quanto para as insatisfeitas com a aparência.
Mercado de beleza
A mesma pesquisa também revelou que 79% das mulheres usam produtos de beleza. Entre eles, os mais usados são produtos para o cabelo, cremes hidratantes e maquiagens. O uso de alguns produtos varia de acordo com a idade.
Em relação ao consumo, o aumento da renda familiar faz com que aumente a busca por produtos em todas as categorias investigadas. O gasto médio mensal com serviços e tratamentos de beleza (R$ 97) é maior do que o gasto com produtos de beleza (R$ 80). Porém, em uma situação de crise financeira, frequentar o salão de beleza seria o segundo item a ser cortado do orçamento das mulheres. A compra de produtos de beleza é um dos últimos itens indicados ao corte.