Colégio Marista Medianeira promove sessão de autógrafos dos estudantes dentro do Projeto “Ora leitor, ora escritor”
Através da iniciativa, as crianças se tornam autoras das suas próprias histórias literárias
O encantamento e o mundo de descobertas que a leitura proporciona extrapolam os livros literários e ganham vida quando chegam até as crianças através de projetos como o “Ora leitor, ora escritor”, desenvolvido desde 2023 pelo Colégio Marista medianeira com as crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.
O projeto, que tem como objetivo principal encantar as crianças pela literatura e estimular a apreciação do universo de possibilidades que envolve o livro literário, conta com etapas que vão desde a aquisição de obras literárias pelas famílias, indicadas pelas professoras, e que são trabalhadas em sala de aula e em casa de forma interdisciplinar, até a criação de histórias feitas pelas próprias crianças, com ilustrações autorais e muita imaginação e criatividade.
A professora Denise Bocchi, do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio, conta como foi realizado o projeto com os estudantes. “O processo de criação das obras literárias foi iniciado ainda no ano passado, com a presença de uma escritora e de uma ilustradora para demonstrar quanto pode ser instigante e encantador o universo das histórias infantis. Buscou-se também inserir os estudantes em leituras variadas, sobretudo do kit de obras literárias adquirido pelas famílias. Para a construção dos textos, organizamos os projetos individuais, com a proposta de que todos fizessem uma reflexão acerca de valores humanos essenciais. Dessa forma, foram repassadas informações necessárias para a lógica e coerência, organização cronológica de fatos e elementos de uma produção textual, finalizando com a correção ortográfica. Os estudantes dos 4ºs anos foram responsáveis, também, pela digitação das próprias escritas, ampliando assim seu repertório de aprendizagens com o uso de ferramentas digitais, tais como word (e seus diversos recursos) e o e-mail corporativo. O momento de fazer as ilustrações foi especial, onde relacionaram as escritas com lindos desenhos, repletos de criatividade, imaginação e encantamento”.
Para Leonilda Bovenschulte, mãe do estudantes Bernardo Bovenschulte, do 1º ano EF, “a participação dele no projeto “Ora leitor, ora escritor” é uma realização incrível. É um marco de superação de muitas dificuldades do TEA, pois uma criança que até os 4 anos não conseguia se expressar através da fala, nem formar frases e estabelecer uma comunicação; que até os 5 anos não demostrava interesse em pintar, desenhar, nem ao menos em pegar um lápis na mão, hoje, conseguir criar uma história, transmitir ela para as professoras, ilustrar esta história e ter um livro publicado, é um orgulho e uma alegria imensurável!”
A etapa final e mais esperada do projeto, é a realização da Noite de Autógrafos que, neste ano, aconteceu no dia 2 de setembro, nos espaços do Colégio, momento em que as crianças receberam seus livros impressos da parceira do projeto, a Editora Estante Mágica, e partilharam com suas famílias, autografando e escrevendo dedicatórias especiais para seus familiares e amigos! Os estudantes também ganharam acesso à versão digital do livro, para poderem compartilhar suas histórias com mais pessoas.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Marista Medianeira, Daiane de Andrade, “o projeto de autoria dos livros tem por objetivo ampliar o repertório de escrita dos estudantes, tornando-os protagonistas de suas produções. Além de incentivar a criatividade, através da criação de personagens fantásticos, mágicos, misteriosos, a criança pode dar asas a sua imaginação através da produção dos desenhos, que perpassam o que os olhos podem ver. Outro ponto de destaque é o aprimoramento da leitura, da escrita e da ampliação do repertório ortográfico, a partir dos diferentes gêneros textuais produzidos. Foi possível que nossos autores pudessem refletir sobre temas transversais, como expressão de sentimentos, além de outras competências socioemocionais, o que é muito importante para o aprendizado e para a vida”.