divdiv
PUBLICIDADE

Assistência Social

Publicidade

Conferência Municipal de Assistência Social de Erechim debate futuro das Políticas de Assistência Social

Os trabalhos tiveram uma palestra virtual sobre o tema com a Assistente Social, Consultora na área de Assistência Social e Direitos Humanos, conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social, Cristina Jaenisch Rosa

Por: Ascom

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 27, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Erechim, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e pela Secretaria de Assistência Social.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, o vice-prefeito Flávio Tirello, o vereador Líder de Governo, Fifo Parenti, a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes e a presidente do COMAS, Estela Vasconcelos participaram da abertura dos trabalhos, no plenário da Câmara de Vereadores. Apenas delegados estiveram acompanhando a atividade presencialmente, respeitando os protocolos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. A população em geral e demais interessados no debate, puderam acompanhar a atividade transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da TV Câmara Erechim, retransmitida também no Youtube e Facebook da Prefeitura de Erechim.

O representante do Poder Legislativo, vereador Líder de Governo, Fifo Parenti, destacou a importância da atividade. “Essa sem dúvida nenhuma é uma ferramenta essencial para avançar em políticas públicas de assistência social e de cidadania”, explica. A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes destacou o trabalho conferencial para elencar prioridades. “Significa a condição obrigatória para a consolidação do SUAS, garantia de direitos sócio assistenciais dos usuários e da proteção social não contributiva, a contribuição para equidade e para redução de desigualdades sociais, a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população, a contribuição da Política de Assistência Social para melhoria de condições de vida e empoderamento de usuários”, pontua.

Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção”, os trabalhos tiveram uma palestra virtual sobre o tema com a Assistente Social, Consultora na área de Assistência Social e Direitos Humanos, conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social, Cristina Jaenisch Rosa.

A presidente do COMAS, Estela Vasconcelos, destacou que a conferência é mais que um momento de conferir, avaliar e validar. “É para propor um espaço de luta e construção de alternativas para aprimorar a pratica de garantia de direitos do Sistema Único de Assistência Social.

Foram apresentadas e votadas as propostas formuladas em cinco eixos, nas sete pré-conferências que aconteceram entre os dias 12 e 21 de julho. Além disso, também foram escolhidas as pessoas que serão delegados da 14° Conferência Estadual de Assistência Social que se realizará de 25 a 27 de outubro e da Conferência Nacional nos dias 07 a 10 de dezembro.

O prefeito Paulo Polis exaltou a união de forças de diversas áreas e o capital humano a serviço da melhoria de vida das pessoas. “É importante tratarmos disso porque esse momento que vivemos é complexo. A Prefeitura de Erechim está sempre disposta para que bons projetos, seja de que forma for, sejam executados. Isso não é só uma conferência, é um farol que vai iluminar os caminhos, com uma discussão aprofundada onde estamos ganhando em perspectiva de vida da população”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE