- Atmosfera On.line - https://www.atmosferaonline.com.br -

Contra a crise, deputado Juliano Roso sugere que governo diminua ICMS

Diminuir o ICMS pode ser uma alternativa para fomentar a economia gaúcha. Essa é a sugestão do deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), que usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, para cobrar ações efetivas do governo no combate à crise econômica. Para Juliano Roso, o corte no ICMS impactaria positivamente em toda cadeia produtiva e chegaria até o consumidor.

“Diminui os custos de produção e acaba fazendo com que os produtos cheguem mais baratos na casa do cidadão”, disse o deputado.

A sugestão foi feita, conforme o parlamentar, já que após o aumento do ICMS o governo do Estado parece não ter atingido o seu objetivo esperado. Pelo contrário. Já que a dívida segue aumentando, salários ainda são parcelados e, com imposto mais alto, empresas têm mais custos na hora de produzir riqueza e gerar empregos. Com imposto alto, a economia se intimida e o processo de recuperação tende a demorar.

“Estudos apontam que quanto maior o peso de um imposto, maior será o número de trocas que deixarão de ser realizadas na economia, e maior será o impacto negativo desse imposto sobre o crescimento econômico de longo prazo”, justificou Juliano Roso.