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Em 3 meses, políticos e partidos já gastaram R$ 9,9 milhões em anúncios no Facebook e no Instagram

Entre os presidenciáveis, Simone Tebet (MDB) e o Podemos, de Sergio Moro, foram os que mais gastaram com impulsionamento nas redes

Por: Portal Terra

Um levantamento com base em planilhas da Meta, dona do Facebook e do Instagram, revela que partidos e políticos brasileiros já gastaram cerca de 9,9 milhões de reais em impulsionamento de publicações nas redes.

De acordo com o levantamento, a senadora Simone Tebet, pré-candidata pelo MDB, e o Podemos, partido do ex-juiz Sergio Moro, foram os atores políticos envolvidos na disputa presidencial que mais gastaram com a rede social neste ano.

A parlamentar pagou 138 mil reais nos últimos 30 dias para promover sua imagem entre o público feminino do Mato Grosso e de São Paulo. Entre os candidatos, ela tem o menor número de seguidores nas redes.

Já o Podemos, de Moro, desembolsou 46 mil reais para promover publicações que exaltam a operação Lava Jato, fotos de ações da Polícia Federal e imagens de Moro e Deltan Dallagnol. Os valores são referentes aos três primeiros meses de 2022.

O PT, segundo o levantamento, desembolsou 34 mil reais para promover outros canais de comunicação ligados à campanha de Lula, como o grupo de WhatsApp batizado de LulaVerso.

Nas disputas regionais, Marcelo Freixo (PSB-RJ) aparece como um dos políticos que aumentaram os gastos com anúncios no Facebook e Instagram. De acordo com a reportagem, em 2022, o deputado já gastou quase 60 mil reais com impulsionamento das publicações. Em fevereiro, Freixo destacou sua aproximação com o ex-presidente Lula no estado. O parlamentar é atualmente o candidato ao governo do campo progressista no estado e está empatado nas pesquisas com o atual governador Cláudio Castro (PL).

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina pelo União Brasil, gastou cerca de 67 mil reais nos últimos três meses para divulgar dados sobre sua gestão na cidade. Ele é filho do senador bolsonarista Fernando Bezerra e pretende concorrer ao governo de Pernambuco pelo partido do Centrão.]

Em São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), também gastou um montante significativo com as duas redes sociais. Ao todo, o apadrinhado de João Doria na disputa ao governo já transferiu 36 mil reais para anúncios da Meta. As mulheres são o público foco das publicações patrocinadas pelo vice-governador.

Vale ressaltar que os anúncios são permitidos desde que não peçam votos, nem sejam feitos no formato de disparos de mensagens em massa. O valor permitido não está definido, mas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, precisa ficar dentro de um montante moderado.

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