divdiv
PUBLICIDADE

Religião

Publicidade

Encontro Regional de Diáconos em Erechim

Diáconos da Comissão Regional de Diáconos e 7 alunos da Escola Diaconal São Lourenço da Diocese de Erexim e de Passo Fundo participaram do encontro neste sábado, 15, no Seminário de Fátima

Por: ASCOM
Fotos: ASCOM

Diáconos da Comissão Regional de Diáconos e 7 alunos da Escola Diaconal São Lourenço da Diocese de Erexim e de Passo Fundo participaram de encontro neste sábado, 15, no Seminário de Fátima. O Coordenador da Comissão, Diácono Flávio Antonio desenvolveu estudo sobre o documento da CNBB “Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil”.

O Documento aborda o ministério diaconal na vida e na missão da Igreja, ressaltando seus aspectos históricos, teológicos e canônicos. Apresenta indicações para a vida e a formação dos diáconos permanentes.

Em sua visita ao grupo, Dom José lembrou que o ministério diaconal foi o primeiro a ser instituído na Igreja pelos Apóstolos. Observou que a ordenação diaconal não é posição social, mas testemunho e serviço na complexa realidade atual, na qual a Igreja vive processo de purificação. Processo que dói, mas que fortalece. Recordou que no tempo de São Francisco de Assis (1182 a 1226), havia muitos movimentos, mas alguns fora da Igreja. São Francisco foi fiel à Igreja. Dom José ressaltou a importância do testemunho de vida, citando santos e santas que se destacaram na prática das obras de misericórdia, como Madre Tereza de Calcutá e Ir. Dulce, que consumiram a vida junto aos últimos da sociedade. O Bispo destacou também a dimensão da missionariedade, retomada pela Igreja atualmente, e a necessidade da formação permanente de todo cristão, mas de modo especial dos ministros e ministras, com prioridade na espiritualidade. Só uma profunda mística possibilita tocar o coração das pessoas. Por fim, deu a bênção ao grupo.

Pela coordenação da Comissão Regional de Diáconos, participaram: Flávio Antônio, Coordenador;  Roberto Castilhos, Vice Coordenador, Carlos R. Duarte dos Santos, tesoureiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE