divdiv
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Erechim perde o professor João Dautartas

Faleceu nesta sexta-feira às 18h50min no Hospital da Santa Casa em Porto Alegre, o professor João Dautartas. Ele tinha 70 anos de idade e internou-se para realizar uma cirurgia.

Por: Everson

O procedimento foi feito na sexta-feira, 21. Enquanto passava pelo período de recuperação, seu estado de saúde agravou-se hoje. Ele acabou sendo internado na UTI da Santa Casa onde não resistiu e faleceu. Às 20h20min o corpo ainda não havia sido liberado. Segundo a sua filha mais nova, Juliana, o corpo do professor João Dautartas deverá chegar a Erechim nas primeiras horas da manhã deste sábado e o sepultamento deverá ocorrer no final da tarde.

João Dautartas nasceu em Barão de Cotegipe há 70 anos e foi registrado em Erechim. Formou-se em Matemática e exerceu a profissão de professor. Era casado com Silvia Dautartas que faleceu em 2011. O casal deixa três filhos – Jeanine, João Breno e Juliana, e os netos Julia Maria e Marco Antonio.

No dia 1º de julho de 1983 assumiu a presidência da Fapes e a direção do Cese (Centro de Ensino Superior de Erechim) para um mandato até 30 de junho de 1987. Foi reeleito para uma segunda gestão entre 1º de julho de 1987 a 30 de junho de 1991. Em seu pronunciamento de posse no anfiteatro da Fapes assumiu com a comunidade o compromisso de conduziria Fapes ao ‘status’ de Universidade. Com a participação de inúmeras outras pessoas, em 1992, João Dautartas viu seu sonho e compromisso realizado, regressando de Brasília com o ensino superior de Erechim guindado à condição de Universidade.
Mas o professor João também tinha outra paixão e que mereceu sua dedicação durante toda sua vida. Era a política e em especial o PMDB. Militante ferrenho jamais se afastou do partido. No governo do prefeito de Antonio Dexheimer o professor João, como era carinhosamente chamado por seu vasto círculo de amigos, teve participação fundamental na criação de projetos municipais como ‘Um milhão de estrelas brilham em Erechim’, realização do Festival de Teatro Amador e também ofereceu à comunidade erechinense a possibilidade de receber, ouvir a aplaudir a Ospa. João Dautartas foi um homem extremamente dedicado às causas que amava – e uma delas é a própria cidade de Erechim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE