Escritora erechinense estará presente na Bienal Internacional do Livro em setembro no RJ
"Sempre levei em consideração o fato de que um escritor escreve para si mesmo, mas é sua escolha compartilhar histórias com o mundo", diz a autora
Apaixonada por leitura, o despertar da escrita na vida de Bárbara Seibel levou a erechinense a Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro que acontece em setembro desse ano.
O contato com os livros para a Bárbara veio cedo. Após encontrar a mãe lendo, a vontade de fazer o mesmo surgiu dentro da menina que na época tinha 4 anos e não demorou muito para que seu talento e amor pela escrita também surgissem. “Sempre digo que quando despertamos para a escrita, somos todos escritores, se assim desejarmos. Comecei aos 14 anos, escrevendo meus primeiros rascunhos a próprio punho” relembra Bárbara.
A vontade de colocar as ideias no papel ficou ainda mais forte após ganhar do pai uma máquina de escrever, presente que marcou a vida da autora. “Ele demonstrou que me amava me entregando um presente que é símbolo de como tudo começou e ao fazer isso, percebi que não havia mais como escapar da escrita” conta Bárbara.
A Vida da Morte
A escrita pode parecer desafiadora e Bárbara conta como esse processo acontece. “Normalmente conheço o desfecho do enredo antes de começar a escrevê-lo. A partir desse ponto, estruturo todas as outras partes e as ajusto conforme necessário. Quando termino de escrever, eu o deixo de lado por alguns dias ou meses, para então lê-lo com atenção e verificar se há pontas soltas no enredo”, explica.
“Sempre levei em consideração o fato de que um escritor escreve para si mesmo, mas é sua escolha compartilhar histórias com o mundo. É estranho saber que alguém tinha gostado de uma história escrita por mim e queria saber mais”, complementa.
Em A Vida da Morte Jornada ao Submundo, livro escrito por Bárbara, conhecemos Daniel, um jovem de dezesseis anos, que vive no Intermediário. Mas, em uma noite sombria, ele é arrastado, misteriosamente, por criaturas grotescas e eufóricas até o submundo, um lugar onde os seres humanos não tem permissão para entrar. Blenda, o seu anjo guardião, se desespera ao descobrir que falhou em sua missão e recebe ordens do Princípio para ir resgatá-lo, mas, para isso, ela precisa da ajuda de um misterioso Mestre no Intermediário e, assim, eles iniciam uma perigosa jornada ao Submundo.
Bienal
As emoções na vida da escritora ainda não chegaram ao fim. Ano passado Bárbara tomou uma decisão importante para sua carreira, estar presente na Bienal Internacional do Livro que acontece no Rio de Janeiro. “É um desafio como escritora independente ir para tão longe, afinal, aqui é o meu lar, as pessoas me conhecem, mas é um evento excelente para estabelecer conexões, seja com os leitores que visitarão a feira ou para fortalecer a nossa comunidade de escritores. Confesso que estou ansiosa por essa interação que me aguarda lá e também, para compartilhar um pouco dessa experiência quando eu retornar” finaliza.
A feira, que está completando 40 anos, acontece entre os dias 1 e 10 de setembro no Riocentro. É um dos maiores eventos literários do mundo onde são aguardados mais de 300 convidados nacionais e internacionais, além de 200 horas de conteúdo.
