Festival de Dança de Erechim oferece oficinas gratuitas
Evento ocorre de 28 de agosto a 1º de setembro no Pólo de Cultura
O Festival de Dança de Erechim, que começa nesta quarta-feira, 28 de agosto, e vai até o dia 1º de setembro, promete movimentar o cenário cultural da cidade e de toda a região norte do Rio Grande do Sul. Com a participação de mais de 800 bailarinos vindos de todo o estado e de estados vizinhos, representando 55 escolas de dança, o festival apresentará mais de 220 coreografias. Este evento se consolida como um dos maiores festivais de dança do norte gaúcho.
Selecionado pelo Edital Sedac nº 02/2024 “Seleção Projetos LIC 24/25”, o Festival é financiado pelo Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com o patrocínio de empresas locais, como Ampla Indústria Metalúrgica, Cavaletti Cadeiras Profissionais, Dheytecnica Indústria de Máquinas, Ervateira Cristalina, Gasparin Cereais e Zinpão Indústria de Alimentos. O Festival é uma realização da ACCIE com apoio da Prefeitura de Erechim e apoio institucional da ASGADAN.
Oficinas gratuitas de dança para a comunidade
Um dos principais destaques do Festival de Dança de Erechim são as oficinas gratuitas de dança e composição coreográfica, abertas não apenas aos participantes do evento, mas também à comunidade em geral. Todas as oficinas contarão com intérprete de Libras, facilitando a acessibilidade. As inscrições estão abertas até o limite de vagas disponíveis e podem ser realizadas por meio do link disponibilizado nas redes sociais do evento @polodecultura.
As oficinas oferecidas durante o festival abrangem uma variedade de estilos e técnicas, proporcionando um ambiente de aprendizado inclusivo e diversificado. Dentre as oficinas programadas, destacam-se:
Oficina de Composição Coreográfica com Matheus Espinoza:
o Quinta-feira (29/08) – 15h às 16h30
o Sexta-feira (30/08) – 15h às 16h30
o Sábado (31/08) – 11h às 12h30
o Domingo (01/09) – 9h às 10h30
Oficina de Ballet e Princípios Físicos com Alexandre Rittmann:
o Sexta-feira (30/08) – 14h às 16h
o Sábado (31/08) – 9h às 11h
Oficina de Danças Urbanas com Anderson Zanini:
o Sábado (31/08) – 10h às 11h
Oficina de Dança do Ventre com Karine Neves:
o Sábado (31/08) – 10h às 11h
o Domingo (01/09) – 10h às 11h
Oficina de Danças Brasileiras com Lúcia Brunelli:
o Domingo (01/09) – 10h às 11h
Oficina de Jazz com Carol Danni Stein:
o Sábado (31/08) – 11h30 às 12h30
o Domingo (01/09) – 11h às 12h
Oficina de Dança Inclusiva com Andrea Braga Beal:
o Sexta-feira (30/08) – 14h às 15h – para a ADAU (Associação dos Deficientes
Físicos do Alto Uruguai)
o Sábado (31/08) – 9h às 10h – para professores, bailarinos, coreógrafos e
demais interessados
Palestras e oficinas para alunos da rede municipal
Além das oficinas para o público geral, o festival também oferece oficinas exclusivas para alunos das escolas municipais, aproximando ainda mais a dança das novas gerações. Essas oficinas, que serão realizadas na quinta-feira (29/08), no horário das 14h às 15h, devem envolver cerca de 300 alunos e incluem atividades como Jazz com Matheus Espinoza, Danças Brasileiras com Lúcia Brunelli, Danças Urbanas e Ballet Anderson Zanini, e Oficina de Ballet com Aline Rosa Oficina de Ballet com Aline Rosa.
Para enriquecer ainda mais o evento, haverá uma palestra sobre “A dança na Economia Criativa” com Cláudia Dutra, presidente da Associação Gaúcha de Dança (ASGADAN), programada para sábado (31/08) às 10h30.
Importância cultural e educacional do festival
O Festival de Dança de Erechim destaca-se não apenas pela quantidade de apresentações e oficinas oferecidas, mas também pelo seu papel educacional e cultural na comunidade. O evento serve como um referencial para o crescimento e qualificação de grupos, escolas e bailarinos, oferecendo a oportunidade de serem avaliados por seis profissionais reconhecidos na área da dança. Além disso, debates ao final de cada noite de apresentação enriquecem o aprendizado e a troca de experiências entre os participantes.
Com todas essas atividades oferecidas gratuitamente, o festival promove o acesso à dança e à cultura, tornando-se um evento inclusivo e democrático para toda a comunidade de Erechim e região.
Informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 51 99947-0417 e o e-mail [email protected].