- Atmosfera On.line - https://www.atmosferaonline.com.br -

Fifa pretende que Eliminatórias aconteçam em apenas 1 mês

O francês Arsène Wenger, atual diretor de desenvolvimento de futebol mundial da Fifa [1], apresentou nesta quinta-feira a proposta da entidade para a reformulação do calendário internacional masculino de futebol, que inclui a realização das Eliminatórias para a Copa do Mundo em um único mês.

Anteriormente, o ex-técnico do Arsenal já havia confirmado que a ideia é que, a partir de 2028, a principal competição de seleções do planeta seja realizada a cada dois anos. Wenger classificou o calendário atual como “antiquado” e garantiu que o desejo da Fifa é dar “forma ao futebol do amanhã”, com as mudanças que foram apresentadas em Doha, no Qatar.

“Não queremos aumentar o número de jogos, queremos garantir o descanso dos jogadores, para que haja menos viagens, mais jogos importantes e mais oportunidades para que os jogadores brilhem”, explicou o francês. “Além disso, queremos reduzir a desigualdade entre os países que têm mais oportunidades e os que têm menos”, completou o francês, em entrevista coletiva que teve a participação, entre outros, do ex-atacante Ronaldo Fenômeno.

Wenger defendeu que o calendário seja organizado de maneira eficiente, para que sejam agrupadas as janelas internacionais de países, ao invés de diferentes paradas para as chamadas datas Fifa.

“Não são práticas. Reagrupar e jogar menos partidas de Eliminatórias”, afirmou o ex-técnico do Arsenal. Dessa forma, a Fifa pretende que, depois da Copa de 2026, no ano seguinte aconteçam todas as competições continentais de seleções, para que o Mundial volte a ocorrer em 2028.