divdiv
PUBLICIDADE

Tempo

Publicidade

Fim de semana terá muita chuva em parte do sul do Brasil

Volumes muito altos de chuva são esperados em parte do Sul do Brasil com áreas de instabilidade

Por: Metsul

Chuva volumosa é esperada neste fim de semana em Santa Catarina e no Paraná. Os acumulados em diversas cidades devem passar dos 50 mm, o que caracteriza uma precipitação expressiva principalmente no território paranaense, onde o mês de agosto costuma ser menos chuvoso por conta da maior proximidade geográfica com o Centro do Brasil, que nesta época do ano tem o auge da estação seca.

Campo Mourão, por exemplo, tem em agosto o mês com menor média de chuva do ano com só 68,3 mm, muito abaixo dos 221,1 mm de janeiro, mês de maior média mensal de precipitação na cidade paranaense. Curitiba possui média mensal de precipitação em agosto de 81,5 mm, da mesma forma a menor entre todos os meses do calendário. Janeiro é o mês mais chuvoso com média de 226,3 mm.

Sucessivas áreas de instabilidade devem atuar entre Santa Catarina e o Paraná durante o sábado e o domingo, trazendo chuva para a maior parte dos municípios dos dois estados. Amanhã, a instabilidade se desloca inicialmente do Paraguai para o Oeste paranaense e, na sequência, vai atingir outras regiões do estado e se expandir para grande parte de Santa Catarina.

No domingo, o tempo segue instável com mais chuva nos dois estados. Chuva será generalizada em Santa Catarina e persistirá na grande maioria dos municípios paranaenses, porém, devem ocorrer alguns intervalos de melhoria com possibilidade de aberturas em cidades dos ambos estados no decorrer do dia.

A chuva em várias cidades caíra em alguns momentos com pancadas fortes a torrenciais. Devem ser esperados raios, uma vez que o avanço de ar mais quente deve acompanhar a instabilidade. Embora o risco maior seja chuva, não se pode descartar a possibilidade de alguns temporais de granizo em pontos isolados.

Com informações de : https://metsul.com/fim-de-semana-tera-muita-chuva-em-parte-do-sul-do-brasil/?fbclid=IwAR3pPCWNMA9Wo2LH6AFMgMz0YAVojJrNGAhqwYJ29RFcme_hVp2S6JZnm4s .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade