divdiv
PUBLICIDADE

Esportes

Publicidade

Futsal: jogadores e Liga pedem a modalidade nas olimpíadas

Você sabe por que o futsal não faz parte das olimpíadas mesmo sendo tão praticado? Veja:

Por: Natiele Dias Torres

Na última segunda-feira, 9, os jogadores do Atlântico de Erechim e da ACBF de Carlos Barbosa entraram em quadra para jogo pela Liga Nacional de Futsal, a mais importante competição da modalidade no Brasil, e, como forma de protesto todos os jogadores usavam camisetas brancas e um cartaz escrito #FutsalNasOlimpíadas.

Com esse gesto, os atletas quiseram reforçar o pedido para que a modalidade passe a integrar os jogos olímpicos. Durante o final da edição das olimíadas 2021, a # passou a fazer parte das redes sociais de atletas da modalidade de futsal.

Para 2020, foram inseridas novas modalidades às Olimpíadas, surfe, skate, karatê, escalada esportiva e beisebol/softbol, começaram a integrar o quadro de 46 modalidades. Para 2024 as modalidades que vão integrar as olimpíadas tamém já foram escolhidas, será mantido o skate, o surf e escalada e serão retirados o karatê e o beisebol/softbol. Além disso, a modalidade estreante será o breaking, estilo de dança ligado ao hiphop.

Chance do futsal nas olimpíadas

Para o presidente da Liga Nacional de Futsal, Cladir Dariva, o fato de o futsal estar tendo mais investimentos na Europa e países da América Latina ganhando campeonatos, como é o caso da Argentina, facilita no entendimento para que o COI e a FIFA possam incluir o mais breve possível esta modalidade nas olimpíadas. “Essa pressão que a gente ta colocando aqui no Brasil, como a Liga Nacional, temos a mais importate competição do planeta e isso deve gerar comentários favoráveis a isso e aguardamos, trabalhamos juntamente com a Confederação e aquilo que cabe a nós tá sendo feito, agora falta a parte política”, diz Cladir.

Ainda, segundo o presidente, a expectativa é que a modalidade seja incluída em até 8 anos. “Claro que a CBF tá mais preocupada com futebol de campo do que com nós, mas é questão de tempo e acreditamos que em breve isso será realidade, até pelo crescimento da modalidade” finaliza.

Importância do Futsal

Para o atleta do Galo, Jé, o futsal já deveria estar nas olimpíadas há muito tempo, “A maioria dos grandes atletas do futebol de campo passaram pelo futsal, então o futsal é a base do futebol de campo”, comenta.

Segundo Jé, o futsal tem muita visibilidade e estrutura, portanto, é um grande motivo para fazer parte da maior competição esportiva do mundo. “A gente tem uma estrutura boa, ainda outros esportes e modalidades não tem a metade da estrutura que nós do futsal temos e são olÍmpicos. Então acredito que já tá mais do que na hora do futsal estar nas olimpíadas. Pra gente que vive dessa modalidade vai melhorar absurdamente em tudo, eu acredito que o futsal sendo olímpico tudo melhora pra modalidade”, finaliza o atleta.

Como uma modalidade é inserida

O Comitê Olímpico Internacional (COI), possui critérios para inserir um esporte nas olimpíadas. É necessário que a modalidade tenha uma federação internacional, siga a carta olímpica e seja praticada em pelo menos 75 países em 4 continentes (para a categoria masculina) ou em 40 países em 3 continentes (para a categoria feminina).

O futsal cumpre todos os pré-requisitos exigidos . É praticado em mais de 170 países e regulamentado pela FIFA. O principal motivo, apontado, para a não participação do futsal nas Olimpíadas é uma disputa de interesses entre a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE