Gato de Jaú pode tornar-se o maior do mundo e tutores aguardam avaliação do Guinness
Xartrux tem 1,30m, desde a ponta do focinho até o fim da cauda; tamanho supera o recordista atual, que vive na Itália.
O município de Jaú (47 quilômetros de Bauru) poderá tonar-se o município onde vive o maior gato do mundo. Essa é a expectativa do casal de influencers e criadores de felinos da raça maine coon, Marcia Oliveira e Jean Martins.
De acordo com eles, estes bichanos podem equivaler ao tamanho de uma criança de 5 anos. O Xartrux, de 6 anos, pet de estimação de ambos, com a maturidade, atingiu o ápice de 1 metro e 30 centímetros, calculando do focinho até o fim da cauda, além de 10,3 quilos de pura fofura.
As medidas superam o maior gato vivo do planeta, um italiano da mesma raça que mede 1,19m, informam. O recordista anterior era o Swetie, que chegou a 1,23m. Ele viveu em Nevada, nos Estados Unidos, e morreu em 2016.
Com base nestas informações, Marcia Oliveira e Jean Martins enviaram toda a documentação e fotos para comprovações, que são exigidas pelo Guinness Book, o livro dos recordes.
Marcia conta que é apaixonada e convive com gatos desde a infância. Ela e o companheiro tiveram mais de 500 felinos, entre os resgatados das ruas, o que criam para reprodução, comercialização e os outros que tutelaram ao longo da vida. Na internet, o casal é conhecido pela página @felinafolia.
Especialistas
“Desde 2012 troquei a minha antiga ocupação profissional, segmento editorial, com humanos, e passei a me dedicar integralmente aos gatos, com o apoio, claro, do meu marido. Vivemos em uma casa totalmente adaptada com diversos móveis voltados para os gatos. E o Xartrux é um deles, o maior. Ele já ganhou prêmios internacionais e agora estamos na expectativa de receber o retorno positivo do Guinness”, comenta Marcia Oliveira.
Ela acrescenta que o trabalho de criação e reprodução realizado por ela e pelo marido é especializado e reconhecido por órgãos nacionais e internacionais, pois atende diversas exigências, além de empregar 13 profissionais.
Marcia finaliza destacando o quanto seus gatos foram fundamentais na sua vida. “Me passaram muita força para lutar em todo o processo desde o diagnóstico de câncer de mama, depois o árduo tratamento que fiz em Bauru e as cirurgias. São minhas alegrias”, finaliza.