- Atmosfera On.line - https://www.atmosferaonline.com.br -

I Rodeio Artístico do CTG Sentinela da Querência de Erechim faz história

O CTG Sentinela da Querência deixa registrado na cidade de Erechim o início de um dos maiores eventos artísticos tradicionalistas do estado. A entidade sediou nos dias 25 e 26 de março o I Rodeio Artístico e junto dele também aconteceu a primeira etapa do Circuito Artístico da 19ª Região Tradicionalista. Passaram pelo CTG mais de quatro mil pessoas.

Com premiações de até 4 mil reais, o Rodeio teve como modalidades as danças tradicionais categoria pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e veterana, danças gaúchas de salão e declamação pré-mirim, mirim, juvenil e adulto e chula nas categorias mirim, juvenil, adulta e veterano. As modalidades individuais foram realizadas no Polo de Cultura, ao lado do CTG.

Foram 62 grupos de danças, 125 declamadores, 64 casais de dança de salão e 64 chuleadores. A patroa do CTG, Roseli Battisti, se diz orgulhosa pelo sucesso do evento. “Devemos tudo isso aos que vieram até aqui prestigiar e abrilhantar este evento, mas principalmente a todos os integrantes do CTG que trabalharam incansavelmente para que pudéssemos terminar o final de semana com a sensação de dever cumprido. ”

O Rodeio trouxe muitas inovações para a 19ª Região Tradicionalista. A primeira foi o sorteio das ordens de apresentação com transmissão ao vivo pela página do rodeio. A outra foi o balcão de informações para as pessoas sanar suas dúvidas. A estrutura foi montada com um telão que ficava passando o nome de cada participante e invernada em suas respectivas modalidades, sendo atualizado a cada instante. Também como ponto de partida o Sentinela teve dois apresentadores trazendo dinamismo ao evento.

Além disso, durante o sábado, o resultado era dado imediatamente após o término de cada categoria. Roseli explica que a ideia foi dar agilidade ao Rodeio e principalmente, conforto às crianças e aos mais velhos. “Estávamos tratando com crianças e pessoas veteranas, então optamos por esta ideia para que eles pudessem ir para as suas casas tranquilos, sem ter que esperar até a noite para o resultado final, assim, respeitando o limite de cada um. ”

Os troféus rotativos também foi novidade. O objetivo deste troféu é garantir a participação do grupo vencedor na edição seguinte do Rodeio. “Isso valoriza os vencedores e motiva a volta deles, pois eles têm a possibilidade de serem bicampeões, tricampeões e permanecerem com o troféu até o próximo vencedor. ” Eles foram entregues para os campeões de todas as categorias de danças tradicionais.

Mas a principal inovação foi a transmissão ao vivo pela internet, com a utilização de quatro câmeras e dois painéis de LED. Foram mais de mil acessos simultâneos com pessoas do Rio Grande do Sul e até mesmo de outras partes do Brasil.

Mesmo sendo o primeiro Rodeio, o CTG Sentinela da Querência mostrou a sua experiência devido aos seus 30 anos de caminhada no tradicionalismo gaúcho. “Nos faltam palavras para agradecer tanto carinho, tantas mensagens, a participação dos grupos e dos individuais, os visitantes, comunidade em geral, apoiadores, patrocinadores, patronagem, comissão organizadora, comissão de trabalho, família Sentinela como um todo, enfim, nossa gratidão à todos que de alguma forma tornaram este evento um sucesso”, diz a patroa.

O Rodeio do ano que vem já está com data agendada. Será nos dias 24 e 25 de março, na sede da entidade.

Em abril o CTG Sentinela da Querência sediará outro evento estadual, o Curso de Formação Tradicionalista (CFOR). Ele é um curso destinado especialmente à quem exerce ou pretende exercer a função de liderança no Movimento Tradicionalista Gaúcho. O evento acontece no dia 29 de abril, das 09h às 18h. As inscrições poderão ser feitas através do site do MTG: http://www.cursos.mtg.org.br/cfor [1].