Imaculada Conceição – alfabeto do nosso futuro!
O novo ponto de partida de Deus é a humanidade!
O anjo Gabriel chamou Maria, a Imaculada, de “cheia de graça”. Em Nazaré, no evento da encarnação, Deus revelou a vocação mais alta de toda humanidade: ser portadora da graça! Maria, sinal maior, é amada, é chamada, é escolhida para ser a Mãe de Jesus, a Mãe de Deus, a Mãe da nova humanidade! Ao assumir a carne do mundo, o Senhor transformou o mundo em lugar da bênção! O novo ponto de partida de Deus é a humanidade!
Na sequência, imediatamente, o anjo Gabriel disse: “o Senhor está contigo!”. A graça maior é que Deus está conosco! É como se Deus jogasse um feixe de luz na nossa fragilidade, na nossa pequenez. A bênção não é um ponto de chegada, um troféu para os perfeitos, mas sempre um novo ponto de partida, uma recordação: você é portador da graça, o Senhor é contigo! Essa experiência pode ser transformadora para qualquer pessoa! Deus quer estar comigo para que eu nunca me afaste dEle! A Igreja tem a missão de recordar esse amor, sendo amor, para todas as pessoas e desde todas as pessoas.
Se a busca desenfreada e escandalosa pelo “eu” evidencia nossa tragédia, Maria carrega a voz da humanidade redimida: “eis-me aqui! Faça-se em mim…”. Maria é Imaculada porque, humana, acolheu integralmente Deus, fez-se totalmente morada de Deus, tornou-se perfeitamente discípula de Deus. O “sim” de Maria é o “não” a pretensão de viver sem o outro, de violentar o outro, de negar o outro. O sim de Maria é o sim a toda relação, a todo encontro, a todo diálogo, a todo gesto de abertura, de escuta e de acolhida. Maria é Imaculada porque soube reconciliar o passado, viver bem o presente e salvar o futuro! Trata-se de uma condição sempre dinâmica em que cada pessoa é convidada a acolher e colaborar com o plano de Deus, dentro da sua história!