divdiv
PUBLICIDADE

Religião

Publicidade

Jesus, novo jardineiro da nova criação!

O fundamento da harmonia está no jardim da criação!

Por: AndressaD

O evangelho de João dá destaque para os jardins. No momento que Jesus foi entregue por Judas, estava rezando no jardim. No evangelho de hoje (Jo 20,11-18) a cena acontece em um jardim e Maria Madalena, que não tinha percebido que era Jesus, confundiu-o com um jardineiro. Foi depois de ouvir a voz que chamava «Maria» que explodiu em alegria: «Mestre!»

O texto faz questão de sublinhar: «Maria enxergou Jesus que estava de pé!» É bonito perceber como o estado de «estar de pé» é pascal! É igualmente bonito mergulhar na intimidade de voz e de vida entre Jesus e Maria Madalena. Há na relação um primado de toda fé: fora da aproximação, fora do encontro e da comunhão não é possível reconhecer Jesus! A fé é buscar e deixar-se buscar dentro de uma intimidade!

A relação de Madalena e de Jesus nasceu de um encontro e de um pedido de ajuda. O evangelho de Lucas diz que Madalena era possuída por sete demônios, ou seja, era alguém que não tinha domínio sobre a vida, alienada por outras forças. Foi Jesus quem devolveu a sua autonomia, a sua humanidade, a liberdade de ser quem ela era!

O fundamento da harmonia está no jardim da criação! O evangelho de hoje retoma o projeto criador de Deus, onde «tudo era bom», que foi reinaugurado na ressurreição de Jesus, o novo jardineiro, em um segundo jardim! O primeiro jardim foi plantado por Deus e era o lar de Adão e Eva que colocaram as suas vontades acima da responsabilidade e da comunhão! É Jesus, Jardineiro-Ressuscitado, quem resgata o plano do Pai!

A fotografia mais bonita do jardim bíblico está no Cântico dos Cânticos em que o amado diz a amada: «os teus rebentos são um paraíso de romãzeiras, com os frutos mais deliciosos, árvores de nardo e açafrão, de canela e cinamomo, com toda a espécie de árvores de incenso, mirra e aloés, com todos os aromas melhores» (4,13-14). O jardim é a inteireza e a harmonia toda ressuscitada no amor entre o amado e a amada!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimas Notícias