Lula promete ajuda para retirar de Gaza familiares de brasileiros em área de conflito
Presidente conversou por vídeo com Hasan Rabee e a família que estão em Khan Yunis aguardando resgate
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta quinta-feira se empenhar para retirar da Faixa de Gaza familiares palestinos de brasileiros que aguardam serem resgatados ao Brasil.
A promessa foi feita nesta quinta-feira (26) durante videoconferência com a família de Hasan Rabee, que está em Gaza. Participaram da conversa com o Lula: Rabee, a mulher Dyana Abo Salem e as filhas de 5 e 3 anos, que estão em Khan Yunis.
Rabee relatou o dia-a-dia no sul de Gaza, com bombardeiros e escassez de comida, água e energia. Na conversa, ele pediu ao presidente para trazer ao Brasil a mãe. Além disso, duas irmãs também vivem lá.
“Hoje recebi ligação do presidente Lula e ele afirmou que está fazendo o máximo possível para retirar os brasileiros da Faixa de Gaza. Falei também sobre minha mãe. Ele abriu as mãos e falou que vai tirar da Faixa de Gaza nossos familiares que não são brasileiros, mas que são nossos familiares”, disse Rabeen.
A informação de que Lula prometeu ajuda para retirar os familiares não cidadãos brasileiros de Gaza foi confirmada por fontes do Palácio do Planalto. A operação, entretanto, depende de uma negociação diplomática.
De acordo com fontes diplomáticas, há a possibilidade de trazer ao Brasil integrantes de núcleo familiares mais próximos, como pais, filhos e até irmãos. Os casos, porém, são cuidados caso a caso partir da solicitação de brasileiros.
Atualmente, cerca de 30 brasileiros estão nas cidades de Khan Yunis e de Rafah aguardando a abertura da fronteira com o Egito para voltar ao Brasil. Parte está em casa de familiares e outra em imóveis alugados pela Representação do Brasil junto à Palestina.
Um avião da Força Área Brasileira (FAB) já espera no Cairo a liberação da passagem de Rafah.
“Infelizmente, hoje, 20 dias, mesmo bombardeio, mesmo ataque, sem energia, sem água. Sem água mineral, estamos bebendo água do encanamento que não é tratada”, disse Rabee.
Com o passar dos dias, a crise humanitária tem se agravado, com escassez de comida e água. O governo brasileiro tem enviado ajuda financeira por transferência bancária, mas diante do agravamento do conflito já há falta de alimentos nos mercados e os preços triplicaram, segundo relatos.
No vídeo, Rabee agradece ao presidente Lula e ao governo federal pela ajuda, mas cita a dificuldade em comprar alimentação.
“A gente recebeu recursos, dinheiro pra gente tentar comprar comida, alimentação, e comprar água, mas infelizmente está muito difícil achar. O mais terror é que a gente ficou sem gás, a gente está tentando achar gás da cozinha, mas infelizmente seria muito difícil. Estamos lutando nesse momento para ser resgatado e chegar na nossa casa em São Paulo”, disse.
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula disse que estão sendo feito todos os esforços possíveis para que voltem e permaneçam no Brasil em segurança. O presidente garantiu ainda que o avião da FAB ficará no Cairo à espera do resgate o tempo que for necessário até a abertura da fronteira.
Lula disse ainda à família de brasileiros que está sendo montada uma ampla operação de acolhimento para recebê-los quando chegarem ao Brasil. A coordenação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O embaixador Alessandro Candeas, representante do Brasil junto à Autoridade Palestina, também participou da videoconferência.