divdiv
PUBLICIDADE

Cultura

Publicidade

“Memórias de Nina” circula mais uma vez por Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A grande maioria das sessões é destinada à rede municipal de ensino e, em alguns municípios, à rede estadual também é contemplada

Por: Ascom

A Dueto Produções Culturais e Artísticas Ltda., de (Erechim/RS) iniciou, neste semana, o projeto de circulação do espetáculo “Memórias de Nina” referente ao primeiro semestre de 2022. Mais uma vez, o referido projeto acontece no mês de maio, pelo fato do referido espetáculo fazer referência ao abuso e à violência sexual infantil e juvenil, tema evidenciado no mês de maio, por conta de o dia 18 ser considerado o Dia Nacional do Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual Infantil e Juvenil.

A produção da circulação se concentrou nos meses de março e abril e, desta vez, vai percorrer 16 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em três semanas de circulação, que se estendem de 9 a 27 de maio. O espetáculo estreou em 2006 e tem a estrutura de um monólogo, cuja dramaturgia e direção são de Fabiano Tadeu Grazioli. A interpretação solo é da atriz Gabriele Dors, que mobiliza recursos corporais e vocais sofisticados para conduzir a plateia por uma narrativa dramática densa e simbólica. Jolcinei Luís Bragagnolo é responsável pelos aspectos visuais do espetáculo, que traz cenário, figurino e iluminação que dialogam prontamente com a proposta da montagem, seja com a dramaturgia, seja com a linguagem do espetáculo.  

Na primeira semana, a circulação ocorre na região Oeste de Santa Catarina, e iniciou nos dias 09 e 10 em Capinzal (SC), seguindo no dia 11 para Luzerna (SC) e deslocando-se a Coronel Freitas (SC) e União do Oeste nos dias 12 e 13, respectivamente. Na segunda semana, a circulação ocorre no Rio Grande do Sul, iniciando em Mormaço (RS), na segunda-feira, dia 16, seguindo para Fontoura Xavier no dia seguinte, 17, terça-feira, e retornando à região Alto Uruguai para as apresentações que ocorrem em Campinas do Sul, na quarta-feira, dia 18, e em São Valentim, na quinta-feira, 19.

No dia 20, sexta-feira, a equipe da Dueto Produções Culturais e Artísticas Ltda. segue rumo à São José do Ouro (RS), que recebe o espetáculo juntamente com o município de Cacique Doble (RS), pela parte da manhã. À tarde, uma parceria entre os municípios de Tupanci do Sul (RS) e Santo Expedito do Sul (RS) possibilitará que o espetáculo “Memórias de Nina” seja apresentado neste segundo município, oferecendo sessões aos dois municípios.

Continuando a circulação pelo Rio Grande do Sul, o espetáculo inicia a terceira semana em Veranópolis, no dia 23, e segue para Santa Catarina, desta vez para São João do Oeste (SC), no Extremo Oeste Catarinense, onde o espetáculo será apresentado no dia 24. No dia seguinte, a equipe da Dueto Produções retorna ao Oeste Catarinense para realizar apresentações em Erval Velho (SC) no dia 25, e mais um dia de apresentações em Capinzal (SC), no dia 26. O encerramento do projeto de circulação do primeiro semestre de 2022 ocorre na cidade de Witmarsum (SC), no dia 27.

A grande maioria das sessões é destinada à rede municipal de ensino e, em alguns municípios, à rede estadual também é contemplada. Algumas cidades oferecem uma sessão à comunidade em geral (considerando o público a partir de 10 anos, que é o indicado para o espetáculo), como é o caso de Capinzal (SC), Erval Velho (SC) e Veranópolis (RS), por compreenderem que a sensibilização que somente a arte cênica pode oferecer acerca do tema deve ser ampliada para o espaço da comunidade e da rede de proteção da criança e do adolescente.

Importante destacar que as sessões são uma promoção do poder público dos referidos municípios. As instituições como Centros de Referência em Assistência Social, Centro de Referência Especializada em Assistência Social, Secretarias de Assistência Social, Secretárias de Saúde, Secretarias de Educação, universidades, escolas, entre outras, interessadas em receber informações sobre o espetáculo devem escrever para duetoproducoesca@gmail.com, ou entrar em contato pelo número (54) 99113-4173 (telefone e WhatsApp), dirigindo-se a Fabiano Tadeu Grazioli, que também trabalha na produção do espetáculo e das atividades da produtora erechinense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade