divdiv
PUBLICIDADE

Religião

Publicidade

Mestres do infinito!

Infinito onde Deus está!

Por: Pe. Maicon A. Malacarne
Fotos: Reprodução

Na proximidade da Ascensão de Jesus ao céu e da vinda do Espírito Santo, no Pentecostes, o evangelho continua narrando o discurso de despedida de Jesus para ajudar os discípulos a entenderem que Ele vai para o Pai. Era difícil para aquela pequena comunidade imaginar a vida sem Jesus, sem sua presença física (Jo 16,5-11).

A impossibilidade de «ver», abre duas categorias importantes: primeiro, nem tudo que amamos está sempre diante dos nossos olhos e ver o invisível é uma herança de Deus! É possível, também, ver aqueles e aquilo que amamos e que não está mais presente se tornando visível com outras expressões!

De fato, o primeiro mandamento da Lei de Deus, revelado a Moisés em Ex 20 e Dt 5, afirmava uma novidade fundamental para a história do monoteísmo: «Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra…» Logo à frente Deus justificava o porquê: «eu sou um Deus ciumento!». O contexto dos mandamentos é da idolatria, dos muitos deuses e das muitas representações.

O Deus de Jesus Cristo revelou-se «ciumento», uma característica própria de quem ama. E, porque ama, pediu para não ser representado! Aqui é importante sublinhar, sob a pena da confusão de interpretação, que Deus não está preocupado com a arte, com as esculturas ou com as imagens de santos e de Nossa Senhora. A questão é mais profunda: Deus quer um povo capaz de encontrá-lo no invisível, um povo que abre os olhos para ver além do que está na frente, pessoas que sejam mestres do infinito! É a abertura total do coração capaz de transcender, de elevar, difícil para quem se fecha!

A despedida de Jesus, a sua ausência, a vinda do Espírito, estão dentro dessa promessa do Deus de Israel: ver mais largamente, ultrapassar o lugar do expectador, de quem só assiste e repete, alcançar mais longe! Esse é o lugar da poesia, da arte, da boa música, da literatura, do evangelho, de Jesus, de tudo aquilo que faz ver o infinito! Infinito onde Deus está!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimas Notícias