divdiv
PUBLICIDADE

Geral

Publicidade

Morre Alba Albarello, poetisa e escritora erechinense

Alba faleceu aos 87 anos

Por: Da redação

Morreu nessa madrugada em Erechim, a poetisa e escritora erechinense Alba Albarello. Ela morreu em sua residência aos 89 anos, as causas da morte não foram divulgadas.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária do Hospital de Caridade. O sepultamento será às 16 horas no Cemitério Pio XII

Alba

Alba era membro da Academia Erechinense de Letras (AEL), presidente do Café Cultural   e Consulesa dos Poetas Del Mundo.

Nasceu, foi criada e sempre residiu em nosso município, onde teve a sua formação e concluiu todos os seus estudos. Filha de Clementina Itália Albarello e do advogado Miguel Reinert, um dos colonizadores e desbravadores de nosso município, foi influenciada, desde a sua infância, a gostar da leitura de livros, jornais e revistas, bem como a permissão para acompanhar programas de rádio e televisão, adquirindo, desta forma, amor pela literatura.

Após a Educação Básica, fez a graduação acadêmica como arquivista e biblioteconomia e em Técnico em Contabilidade. Exerceu várias funções em serviços administrativos no município, Estado e no magistério em escolas particulares. Desenvolveu diversas atividades em grupos sociais, em rádio e jornais que circulam em Erechim e região do Alto Uruguai.

Ao longo de sua vida Alba recebeu várias honrarias, entre elas o Diploma de Honra ao Mérito por relevantes serviços prestados aos comerciários no Sindicato dos Comerciários de Erechim, o Diploma de Título Benemérito por serviços encaminhados a Causa Sindical de Erechim, o Diploma “Mulheres Doces Fortalezas”, homenagem da Universidade Regional Integrada às mulheres que se destacaram em sua área de atuação.

Também recebeu o Troféu Cecília Meireles, por ser escolhida como uma das mulheres notáveis, conforme pesquisa realizada pelo trabalho cultural e Delasnieve Daspet, Embaixadora dos Poetas Del Mundo, homenagem esta recebida em Itabira, estado de Minas Gerais, com solenidade de entrega da premiação a Mulheres Notáveis e o Troféu “Ana Terra”, no Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves, Encontro Latino Americano.

Alba também foi Consulesa dos Poetas Del Mundo, representando o município de Erechim e vice-presidente da Academia Erechinense de Letras, fundadora e foi presidente do Café Cultural de Erechim, idealizadora e criadora da Academia Erechinense de Letras com a presidência interina em 2014/2015, vice-presidente no exercício de 2015/2017, bem como idealizadora e criadora da Explanada literária Psiopoético na Praça da Bandeira em 2006 e no Seminário Nossa Senhora de Fátima a partir de 2010.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE