divdiv
PUBLICIDADE

Religião

Publicidade

O que devo fazer?

A interrogação tem uma finalidade: «para possuir a vida eterna», se quisermos traduzir poderia ser, «o que devo fazer para ser feliz?»

Por: Pe. Maicon A. Malacarne

Dia 15 de agosto é um feriado chamado «ferragosto» na Itália! O «feriae Augusti» (descanso de Augusto) era uma homenagem a Ottaviano Augusto, primeiro imperador romano (lembrado pelo mês de «agosto»). A festa era uma espécie de férias de verão e geralmente durava do dia 01 ao dia 15, coincidindo com uma das épocas mais quentes do ano. Mais tarde, o dia 15 ganhou um destaque religioso com a celebração da Assunção de Nossa Senhora, a Páscoa de Maria, uma das festas religiosas mais importantes da Itália!

«Mestre, o que devo fazer de bom?» é a pergunta do jovem rico a Jesus, no evangelho de hoje (Mt 19,16-22). A interrogação tem uma finalidade: «para possuir a vida eterna», se quisermos traduzir poderia ser, «o que devo fazer para ser feliz?». Trata-se da questão moral mais importante! Somos sempre atravessados pelo tema do comportamento, da atitude, da forma de «ser». É curioso porque dentro da pergunta do jovem há um «de bom», que sugere que na consciência de cada pessoa já está um apelo a fazer o bem que, muitas vezes, não conseguimos realizar e acabamos fazendo aquilo que São Paulo (Rom 7,19) dizia: «não faço o bem que quero e faço o mal que não quero!»

O itinerário traçado pelo evangelho amarra a pergunta do jovem, ou seja, sua intimidade, com a Lei de Deus, os mandamentos, e o convite a seguir Jesus! Essa é a essência do «que devo fazer», do ponto de vista cristão: conjugar a liberdade humana, o caminho a ser feito com Deus nos mandamentos e o amor, a essência do seguimento de Jesus Cristo. Esse último, traduzido por Jesus radicalmente: «vai, vende tudo que tens e dá aos pobres, depois vem e segue-me»! Não se trata de uma atitude isolada ou filantrópica, mas a exigência de que seguir Jesus é expandir a vida para fora de si, descentralizar, ser feliz com os outros, permitindo que os outros vivam, especialmente os que tem a vida mais ameaçada, os pobres!

No fundo, a pergunta «o que devo fazer?» só tem sentido, aqui, no encontro com o Cristo. Podemos saber tudo de conteúdos, de mandamentos, de códigos, de vídeos de youtubers católicos, de preceitos, se falta o encontro, se falta a intimidade com Jesus, se falta o «depois segue-me», falta tudo!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE