divdiv
PUBLICIDADE

Agronegócio

Publicidade

Oficina em Marketing de Varejo para cooperativas da agricultura familiar

A realização da oficina ocorreu através da parceria interinstitucional Emater/RS-Ascar, através da Unidade de Cooperativismo e do Escritório Municipal de Erechim, da UERGS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Erechim

Por: Assecom
Fotos: Divulgação Emater

Visando aprimorar a inserção mercadológica dos alimentos produzidos pela agricultura familiar e dinamizar a estratégia de comercialização nas feiras permanentes, nos pontos de comercialização e nos supermercados das cooperativas foi realizada uma oficina de marketing para varejo, no dia 12 de dezembro, nas dependências da Universidade Estadual Rio Grande do Sul (UERGS) de Erechim. A realização da oficina ocorreu através da parceria interinstitucional Emater/RS-Ascar, através da Unidade de Cooperativismo e do Escritório Municipal de Erechim, da UERGS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Erechim.

A professora Silvana Gollo e o professor Sidnei Dal’Agnol, ambos do IFRS – Campus Erechim, abordaram os aspectos teóricos relacionados ao marketing de varejo, composto de marketing e algumas técnicas de gestão do ponto de venda (PDV), proporcionando a participação do público presente e instigando a reflexão de como poderia ser melhorado o PDV de cada cooperativa.

Também foi debatido sobre a importância do marketing no processo de tomada de decisão, enfatizando a relevância da análise do mercado e do conhecimento do perfil dos consumidores.   E o marketing como uma estratégia para as cooperativas atuarem de forma mais sustentável no mercado onde estão inseridas, ou seja, para que possam desenvolver um produto com valor agregado, divulga-lo ao seu público-alvo, comercializá-lo de forma competitiva e distribui-lo em pontos estratégicos e acessíveis aos consumidores.

Na feira permanente da agricultura familiar da Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes) com a coordenação da professora Zenicleia Deggerone da UERGS de Erechim, os participantes puderam verificar na prática a importância de explicitar as qualidades e atributos dos produtos, bem como a necessidade de construir um arranjo espacial que permita um bom posicionamento no espaço de comercialização.

As cooperativas parabenizaram a iniciativa e se dispuseram em continuar a qualificação. Na opinião do presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar Marcelino Ramos (Cocel), Jair Oldoni, “a oficina foi um sucesso, pois vem contribuir para o enfrentamento de uma deficiência vivida por todas as cooperativas da agricultura familiar”.

Participaram as cooperativas Nossa Terra, Cecafes, Cooperval, Cocel, Copermate, Coopervita, Copproratap e Cooperbemm. Todas beneficiárias do Programa de Extensão Cooperativa – PEC/RS, vinculado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE