divdiv
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Publicado edital para execução de usina de energia fotovoltaica

Projeto irá gerar economia nas contas de luz do município

Por: Ascom

Buscar, cada vez mais, o desenvolvimento humano e econômico com bases sustentáveis, pensando o futuro do município. Esses são os objetivos da Prefeitura de Erechim que vai investir na construção de uma usina de energia fotovoltaica.

Para isso, está publicado o edital de licitação, na modalidade concorrência, do tipo menor preço para contratação de empresa especializada para serviços de material, mão de obra e equipamentos para execução de uma mini usina de energia fotovoltaica, através da Secretaria de Administração, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (FINISA).

A abertura do processo licitatório acontece no dia 22 de junho de 2022, às 8h, na Divisão de Licitações da Prefeitura de Erechim.

Segundo a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, o edital está pronto e, devidamente publicado com a coordenação da Secretaria de Administração em parceria com a Secretaria de Planejamento.

Grande economia de energia

Conforme a titular da pasta da Administração, a usina solar fotovoltaica terá 1MVA de potência, 2.688 placas solares fotovoltaicas. “A usina vai gerar uma economia de 80% nas contas de luz dos prédios públicos municipais, como escolas e setores administrativos”, afirma.

Mais investimentos 

A secretária Izabel comenta que os recursos próprios, que devem ser aplicados nesta obra, giram em torno de R$ 5,8 milhões, e tem uma previsão de retorno do investimento de 3 anos. “Isso significa economia e maior capacidade para o município investir mais nas áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura”, disse a secretária.

Para o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, essa ação é voltada também ao desenvolvimento sustentável, através da produção de energia limpa. “É uma grande iniciativa da Prefeitura buscar esse tipo de projeto. Uma das principais tendências de inovação para o Poder Público é o investimento em energia solar, possibilitando a valorização da economia atrelada à sustentabilidade. O Governo Municipal está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e acredita que a sustentabilidade é a gestão do negócio com foco na ampliação do impacto positivo econômico, social e ambiental”, disse o titular da pasta de Planejamento.

Terraplanagem

A Secretaria de Obras já realizou a terraplanagem no terreno do município, onde será instalada a usina solar, na rua João Batista Cantelle Filho.

Investe + Erechim

A usina solar fotovoltaica é um dos projetos que faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que prevê investimentos superiores a R$ 1 bilhão nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, qualificação profissional e tecnologia, numa parceria entre poder público e iniciativa privada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade