- Atmosfera On.line - https://www.atmosferaonline.com.br -

Região de Saúde 16 se reúne e pode alterar protocolos visando conter agravamento dos números da pandemia

A Região de Saúde 16, que contempla 31 municípios da AMAU + Nonoai e Rio dos Índios, reuniu-se em caráter extraordinário na tarde desta quinta-feira, 27, a fim de definir as medidas que serão tomadas após receber indicativo de ‘Alerta’ proveniente do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Estado e deliberado pelo Gabinete de Crise do RS, devido a piora dos números da pandemia em âmbito local.

Hoje, os hospitais que dispõem de leitos de UTI para atender pacientes com a covid-19, Santa Terezinha e Caridade, ambos de Erechim, encontram-se perto de sua lotação máxima, sendo que a taxa de ocupação dos leitos clínicos gira em torno de 80%.

Embasado em dados técnicos, reforçando o compromisso de unidade regional e, considerando as ações previamente desenvolvidas ao longo da semana – que visaram a restrição de circulação noturna, intensificação da fiscalização, campanha de conscientização na mídia, novos regramentos para eventos e atividades esportivas -, prefeitos, secretários de saúde, dirigentes hospitalares e membros do Comitê de Atenção ao Coronavírus da R16 definiram pela apresentação de defesa ao encaminhamento sugerido pelo GT Saúde do Estado, além de nova avaliação a respeito de protocolos mais restritivos, com foco em evitar aglomerações que envolvam, especialmente, jovens em bares ou festas clandestinas, sem descartar apertar o cerco em outras áreas.

Na manhã de sexta-feira, 28, o Comitê da AMAU se reúne para definir o plano que será enviado ao Estado. Pelo novo regramento, a R16 tem 48 horas para apresentar uma resposta técnica ao executivo gaúcho.

[1]