divdiv
PUBLICIDADE

Assistência Social

Publicidade

Sicredi UniEstados celebra o Dia Internacional do Cooperativismo com ações de solidariedade

Um movimento próprio arrecadou mais de 8 toneladas de alimentos e juntamente com outras cooperativas foram arrecadadas 12,1 toneladas de produtos alimentícios e de higiene

Por: Ascom

Todos os anos, a Sicredi UniEstados comemora o Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional organizada há anos pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) buscando demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. A data é comemorada sempre no 1º sábado de julho, em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo e neste ano de 2021, o tema foi “Atitudes Simples Movem o Mundo”.

Para marcar sua presença e demonstrar que cooperativismo é, além de uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social, um poderoso instrumento de união, de realização de trabalhos em grupo e de superação de metas e desafios comuns, a Sicredi UniEstados se envolveu em dois grandes movimentos.

Mais de 8 toneladas de alimentos

Uma campanha foi desenvolvida nas 53 agências da Sicredi UniEstados presentes nos três estados de sua área de atuação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Durante os meses de junho e parte de julho foram arrecadadas mais de oito toneladas de alimentos, em um total envolvimento dos colaboradores e associados, provando o espírito cooperativo, de solidariedade, responsabilidade social e de empatia com quem está necessitando, especialmente neste momento de dificuldades impostas pela pandemia.

As arrecadações através das agências, foram destinadas às entidades de cada município por meio de diversas parcerias, como os setores de assistência social locais, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), clubes de serviço, ou mesmo, entregues diretamente às famílias necessitadas.

Neste período, também foi incentivada a doação de sangue, onde vários associados e colaboradores da Sicredi UniEstados se disponibilizaram para doar sangue no Banco de Sangue de Erechim.

Unuão do núcleo de cooperativismo

Outra ação foi a participação junto ao Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, com sede em Erechim, do qual a Sicredi UniEstados faz parte, cujo resultado da Campanha do Dia C foi a arrecadação de mais de 12,1 toneladas de alimentos, além de roupas e produtos de higiene.

As doações desta parceria de cooperativas dos mais diversos segmentos, que contaram com o apoio de outras entidades como URI Erechim, Emater/RS-Ascar, Unicafes e Instituto Federal do Rio Grande do Sul, foram entregues ao Mesa Brasil, que fará a distribuição para entidades sociais e famílias em vulnerabilidade social.

A entrega desta arrecadação conjunta foi realizada no dia 14 de julho, na presença de representantes dessas cooperativas. Em sua manifestação, na ocasião, o Presidente da Sicredi UniEstdos, Adelar Parmeggiani, destacou a importância desta campanha neste momento de pandemia e da união das cooperativas em prol de um objetivo único. Parmeggiani agradeceu aos associados que também participaram e apoiaram a iniciativa, afirmando que a cooperativa de crédito busca sempre fazer a diferença onde atua apoiando todos os projetos que buscam desenvolvimento, segurança e qualidade de vida.

A gerente do Sesc/RS, responsável pelo Mesa Brasil, Sandra Mariga Bordini, também agradeceu a todos que se envolveram na campanha e destacou a importância que tem para as famílias receberem esses alimentos nesse momento.

Reconhecimento

A Coordenadora da área de Relacionamento da Sicredi UniEstados, Tatiane Toso Bertolla, deixa um agradecimento muito especial a todos os cooperativistas e aos associados que apoiaram o movimento, levaram os alimentos nas agências ou fizeram transferência para uma conta corrente que foi disponibilizada. “Também o nosso agradecimento aos colaboradores que não mediram esforços para se engajar, divulgar e sensibilizar os associados para as doações. Para nós, a cooperação, a ajuda mútua e  a empatia nos permitem fazer a diferença na vida de tantas pessoas. Obrigada a todos”, finaliza Tatiane.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade