divdiv
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Supremo tira de pauta recurso sobre “revisão da vida toda” nas aposentadorias

Corte derrubou possibilidade de recálculo, mas precisa definir o que acontece com quem já revisou os valores ou ainda espera decisão judicial

Por: O Sul
Fotos: Gustavo Moreno/SCO/STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) retirou de pauta de julgamento do plenário o recurso do governo contra a “revisão da vida toda”, cálculo que permitia a algumas pessoas aumentar o valor recebido de aposentadoria. O caso era o primeiro item da sessão desta quarta-feira (03).

A decisão de tirar de pauta é do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, e foi tomada na segunda-feira (1º), a pedido do relator do caso, Alexandre de Moraes. Não há previsão de quando o tema voltará para análise.

O Supremo derrubou há duas semanas a possibilidade de revisão, em um outro processo, mas ainda há discussões pendentes em relação aos aposentados que já conquistaram na Justiça o direito ao recálculo.

Os ministros haviam validado a “revisão da vida toda” em dezembro de 2022. Numa mudança de posição, a Corte decidiu derrubar, em 21 de março deste ano, o entendimento que permitia a revisão.

Essa nova posição é favorável ao governo, que tentava invalidar a revisão ou limitar seu alcance, e contraria os interesses de aposentados e segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE