divdiv
PUBLICIDADE

Sem categoria

Publicidade

UFFS Erechim sediará Seminário Internacional de Educação do Campo

As inscrições já estão abertas e serão realizadas em dois períodos: o primeiro, até 30 de janeiro de 2017 (para trabalhos e ouvintes), e o segundo, de 31 de janeiro a 20 de março de 2017 (apenas para ouvintes)

Por: astrusweb

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim sediará, de 29 a 31 de março de 2017, o III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul (SIFEDOC). O evento, promovido conjuntamente por diversas Instituições Públicas de Ensino Superior e organizações de movimentos sociais do Rio Grande do Sul, objetiva ser um espaço de reflexões acerca da produção de conhecimento em Educação no/do Campo.

Incluirá pesquisas, sistematizações de práticas e análises sobre a realidade micro e macro contextual a fim de contribuir com um projeto “dos e com os” sujeitos do campo – trabalhadores e povos tradicionais – no diálogo intrínseco com as lutas dos movimentos sociais.

Segundo o professor da UFFS – Campus Erechim e membro da comissão organizadora do evento, Denílson da Silva, o tema escolhido para essa terceira edição, “Resistência e Emancipação Social e Humana”, é uma proposição das entidades organizadoras que visam ao fortalecimento teórico e prático das ações de sistematização e organização da participação em práticas educativas, desenvolvidas junto às classes trabalhadoras, enraizadas na perspectiva da Educação Popular e da Educação do Campo. “Compreende-se que o amadurecimento do trabalho comprometido com a emancipação das classes trabalhadoras encontra-se desafiado a aprofundar as estratégias de participação, tanto pedagógicas quanto políticas. Neste sentido, estas ações podem incidir na reorganização teórico/prática, frente à hegemonia do capital, que coloca o ser humano em uma condição cada vez mais desumanizante, submissa e alienada”, explica o professor.

A participação é aberta a todos os interessados. As inscrições já estão abertas e serão realizadas em dois períodos: o primeiro, até 30 de janeiro de 2017 (para trabalhos e ouvintes), e o segundo, de 31 de janeiro a 20 de março de 2017 (apenas para ouvintes). Serão aceitos trabalhos em duas modalidades: artigos e resumos expandidos com comunicação em pôster.

A programação completa, as instruções para inscrição, bem como as normas para submissão de trabalho estão disponíveis em iiisifedocerexim20.wixsite.com/iiisifedoc.

Entidades organizadoras

As entidades envolvidas na organização do III SIFEDOC são: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS) – Campus Litoral Norte; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Farroupilha – C/Jaguari (IFFar); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul – Rio Grandense (IFSul); Instituto Educar – Pontão; Instituto de Ensino Josué de Castro – IEJC/Veranópolis; Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB); Via Campesina; Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul (SUTRAF); Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF); Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST); e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade