Vai fazer compras na Black Friday? Confira dicas para não cair em ‘armadilhas’
Esta sexta-feira, dia 24, será dia de Black Friday no comércio em todo o País. O Procon elaborou algumas dicas que são importantes, para que o consumidor não caia em “armadilhas” e se decepcione ao adquirir seus produtos. O jornal Atmosfera separou algumas destas dicas, que você pode conferir abaixo. Confira algumas dicas do Procon […]
Esta sexta-feira, dia 24, será dia de Black Friday no comércio em todo o País. O Procon elaborou algumas dicas que são importantes, para que o consumidor não caia em “armadilhas” e se decepcione ao adquirir seus produtos.
O jornal Atmosfera separou algumas destas dicas, que você pode conferir abaixo.
Confira algumas dicas do Procon para não fazer compras ruins na Black Friday, especialmente no universo on-line:
– Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas.
– Durante esta semana e a próxima, pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Na sexta-feira (24), confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com os que você coletou.
– Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir.
– Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo.
– Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.
– O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado. O Procon recomenda ligar para confirmar todos os dados.
– Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.
– Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais.
– Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites “Reclame Aqui” e “Consumidor.gov.br” são boas fontes para essas informações.
– Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.
– Direito de arrependimento: nas compras on-line, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.
– Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.
– Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.
– Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon de sua cidade.