divdiv
PUBLICIDADE

Artigos

Publicidade

Artigo: Oktoberfest – A Festa da Dona Teresa

Confira

Por: Roberto Lucas
Fotos: Freepik

Findando outubro também vamos nos despedindo dos festejos da Oktoberfest ao redor do mundo. Mas eis uma curiosidade: o festival não surgiu por causa da cerveja e sim pela paixão a uma jovem donzela!

Era início do ano de 1810 e o Príncipe Luís (Ludwig) não escondia estar apaixonado pela Princesa Teresa (Therese). Logo se organizou um baile de noivado e, em outubro do mesmo ano, casaram-se.

Houve uma grande comemoração e os eventos festivos mais marcantes foram realizados em um prado (Wiese, em alemão) no centro de Munique (capital do Estado da Baviera). Em homenagem à esposa, a Princesa Teresa, o local foi oficialmente nomeado como Theresienwiese (traduzindo, Prado da Teresa), nome que permanece até hoje

Nos anos seguintes ao casamento a festa foi sendo repetida, aos poucos foram incorporando elementos regionais (como a cerveja) e tornou-se um evento anual cuja tradição se estende por mais de 200 anos. Se para o resto do mundo é chamada de Oktoberfest, os bávaros a chamam de “Festival de Theresienwiese”, ou simplesmente “Wiesn”.

E foi assim o surgimento da Oktoberfest. Jovens donzelas sempre tiveram o poder de “mover as engrenagens da história”. Em tempo: mais tarde e com mais idade, Teresa tornou-se a Rainha Consorte da Baviera. Para os mais chegados à tradição e o folclore, a Oktoberfest pode ser chamada, com carinho (e com a licença de Vossa Majestade!), de a “Festa da Dona Teresa”.

O Grupo Schopp Und Tanz de Erechim possui importante influência da tradição bávara em seu repertório de danças e esta é uma das histórias que, sempre que posso, conto aos novos integrantes, a fim de irem imergindo na beleza da cultura alemã.

Auf Wiedersehen! (Até a próxima!)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE