divdiv
PUBLICIDADE

A Voz da Diocese

Opinião

A tua Palavra Senhor!

Estimados Diocesanos! Setembro é o mês da Bíblia e ela não é somente um livro, mas o livro sagrado que revela a experiência de fé e a resposta da comunidade dos que crêem na proposta salvífica de Deus. Esta experiência de fé cria e solicita no tempo vivas e generosas respostas ao apelo divino, que contribuem para aprofundar o significado dos textos inspirados e enriquecem a sua compreensão.

A Bíblia traz em si a voz do homem que invoca Deus e a voz de Deus que o chama à salvação e à comunhão com a mesma vida divina. Ela entrelaça em si, história e eternidade, é a narração viva e eficaz de um encontro e de um diálogo entre o Criador e Senhor e a sua criatura. Por isso, é importante ter presente, quando nos aproximamos do texto da Sagrada Escritura, através da leitura ou como ouvintes, que a palavra e a ação divina não são suspensas nos céus míticos e místicos, mas são envolvidas na trama muitas vezes atormentada e difícil dos acontecimentos humanos, que envolveram e envolvem o povo de Deus. Ela nos revela que Deus se faz presente, é paciente e conduz o seu povo, progressivamente num caminho de conversão, no qual ele pode conhecer e praticar a lei do amor e do perdão. Em suas páginas, encontra-se também uma voz que inquieta e que julga, que purifica e transfigura.

Para o beato Tiago Alberione, fundador da Família Paulina e grande incentivador da divulgação da Palavra de Deus, pela imprensa escrita, a Sagrada Escritura (Bíblia) é a “carta divina que o Senhor escreveu aos seus filhos”, e, para aproximar-se dela, é solicitado o envolvimento global daquele que acredita na Palavra de Deus. Não basta aprender as verdades da fé com a mente, é preciso também empenhar-se na história, investindo a própria vontade que permite percorrer um caminho de crescimento na familiaridade e na comunhão com Deus, envolvendo o coração.

A maioria, das nossas famílias possui em seus lares a Bíblia Sagrada, mas creio que o nosso grande desafio é darmos um passo a mais e criarmos a familiaridade com a leitura da Palavra de Deus, e, ao mesmo tempo, deixarmos que ela toque o nosso coração, a nossa vida, a vida da nossa família e da nossa comunidade. O próprio beato Alberione costumava repetir: “quem lê o livro divino assume a lógica divina, fala a linguagem divina e adquiri a eficácia divina”. Deixa a Palavra de Deus entrar no teu coração e conduzir tua vida.

Tende todos um bom domingo.

+ Dom José Gislon
Bispo Diocesano de Erexim

Publicidade
Publicidade
    Publicidade