divdiv
PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

Lançada Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher na ALRS

O organismo focará nas questões do câncer de mama e de colo de útero.

Por: Assecom
Fotos: Divulgação

Com a proposta de ser um fórum permanente de debates, especificamente, para tratar questões do câncer de mama e do câncer do colo de útero no Estado do Rio Grande do Sul, foi lançada na terça-feira (12), a Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher na Assembleia Legislativa, a qual é presidida pela deputada estadual Liziane Bayer (PSB).

A cerimônia de instalação da Frente, que tem na vice-presidência o deputado Edu Oliveira (PSD), na ocasião representado por sua assessora Carla Slongo, ocorreu no Salão Júlio de Castilhos reunindo representantes de entidades como a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e o Insituto da Mama RS (Imama), e apoiadoras da causa.

Em nome da Femama e do Imama/RS, a presidente das entidades, dra. Maira Caleffi, ressaltou que a estrutura contribuirá para que um grupo de deputados dedique sua atenção para o câncer da mulher, buscando sanar dificuldades que comprometam agilidade e qualidade do diagnóstico e tratamento da doença. Também foram presenças a vice-presidente do IMAMA, Beatriz Moser, a gestora de marketing Samsara Nyaya Nunes e as voluntárias da instituição.

A representante da Secretaria Estadual da Saúde, dra. Nadiane Lemos disse que o trabalho da Frente, a partir do levantamento de dados a ser feito, fortalecerá o serviço do Estado na melhoria e qualificação do atendimento.

A presidente da Frente, deputada Liziane Bayer – autora da Lei Outubro Rosa RS – destacou a alegria de poder oportunizar o canal de discussão para o tema ao encontro do que se propõe o Legislativo gaúcho enquanto Casa dos Grandes Debates. “Agora as mulheres têm um fórum específico para debater suas questões referentes ao câncer. Queremos ainda que a Frente amplie o diálogo nos municípios para que possamos mapear o problema no Estado e trabalhar nas soluções”, ressaltou.

Finalizando, a deputada Liziane anunciou que será criado um cronograma de visitas pelo Estado e de audiências públicas, assinalando que as reuniões para alinhamento do trabalho deverão ser mensais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE