divdiv
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Oportunidades diante da pandemia: Ensino Médio do Marista Medianeira conta com projetos inovadores

No Colégio Marista Medianeira, uma série de recursos é disponibilizada aos estudantes para que tenham suporte nesta importante etapa da vida escolar

Por: Marista Medianeira

Passar no vestibular é uma das principais metas dos estudantes que estão cursando o Ensino Médio, principalmente para aqueles que estão no 3º ano. Mas isso não envolve apenas o desejo de aprender uma profissão para ter sucesso no mercado de trabalho. Esse processo gera sonhos, dedicação, dúvidas, angústias e está estreitamente ligado ao projeto de vida dos jovens. No Colégio Marista Medianeira, uma série de recursos é disponibilizada aos estudantes para que tenham suporte nesta importante etapa da vida escolar. Os estudantes do Ensino Médio possuem acesso a um material didático inovador, através doSistema Marista de Educação (SME). Esse material oferece soluções educacionais exclusivas que favorecem a excelência acadêmica no aprendizado. Além dos materiais didáticos dos componentes curriculares, o sistema oferece materiais complementares, como espaço virtual, banco de redação, organização do material por módulos, conteúdos impressos e digitais, simulados, manual pedagógico, materiais de aprofundamento e com foco no Enem.

Os estudantes do Colégio também participam do Projeto de Orientação Profissional, em que partilham e dialogam com profissionais de diversas áreas das quais possuem interesse, para saber como são os cursos na universidade, tirar dúvidas e conhecer mais sobre os ramos de atuação profissional. Os jovens também possuem acompanhamento da Coordenação de Pastoral e Orientação Educacional na construção de seu Projeto de Vida, em que organizam e vislumbram seu futuro do jeito com o qual esperam, partindo da criação de metas e objetivos, e buscando conquistas diárias para chegar ao grande sonho.

Conforme a Orientadora Educacional do 9º ano e Ensino Médio, Eliane Variani, o Ensino Médio, representa o encerramento de um ciclo significativo para os jovens. “É preciso lembrar que todo fim marca a chegada de um novo período. Neste momento de transição, principalmente para os estudantes do 3º ano, é imprescindível elaborar o luto pela despedida e, ao mesmo tempo, lidar com a ansiedade do novo, do desconhecido, do início de uma nova etapa da vida. Além de tudo isso, ainda existe a pressão por parte da família, da sociedade, dos amigos e até mesmo do próprio jovem, em relação a escolha profissional. E cada pessoa sente e vivencia de uma maneira essa experiência de transição. Porém, este ano, com o isolamento social e a necessidade de reinvenção, nossos jovens necessitam de um suporte ainda maior e estamos buscando ser esse apoio em todos os sentidos”, destacou.

Diante da pandemia, o cenário da educação está em evolução constante e tem crescido de forma ainda mais acelerada. O papel da tecnologia nesse contexto se fortaleceu, expandindo o conceito de sala de aula. Cientes de que isso também geraria oportunidades, a Rede Marista criou um novo diferencial para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio: *o projeto Marista Mais+*. O projeto, que também contempla os estudantes do Marista Medianeira, é complementar ao ensino regular e visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, como Enem e vestibulares, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida dos estudantes.

O projeto faz analogia às Séries, que hoje são tão assistidas pelos jovens e, por isso, sua estrutura foi organizada mensalmente: A cada mês, haverá uma temporada, e dentro de cada temporada teremos 5 episódios e um bônus, organizados em forma de lives.  Serão 6 inserções por mês (4 capítulos, sendo um de cada área do conhecimento, um upgrade de redação + live), totalizando 42 “produtos” diferentes para o estudante até o final do ano de 2020. O projeto iniciou em maio, e foi viabilizado através da construção de uma grande Comunidade Marista de colaboração, aproveitando as potencialidades dos professores para a construção dos episódios específicos com temas de vestibular e Enem. O objetivo é expandir o projeto para todos os níveis do Ensino Médio e também garantir a sua continuidade permanente.

E mesmo diante do cenário atual de incertezas em que estamos inseridos, os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Marista Medianeira já conquistaram aprovações em diversos vestibulares do país para 2020! Veja a lista completa dos aprovados até o momento:

*2º ano do Ensino Médio:*

**

·Artur Lazzarotto Modler: Universidade de Passo Fundo (UPF) – Engenharia Civil

·Carolina Menegatti: Universidade de Passo Fundo (UPF) – Psicologia / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim) – 1º Lugar – Engenharia Mecânica

·Giovani Michelin Pacheco: Universidade de Passo Fundo (UPF) – Direito / UNISINOS – Arquitetura e Urbanismo / FEEVALE – Relações públicas / UNIVATES – Biomedicina / UNIVATES – Psicologia

·Guilherme de Oliveira Moterle: Universidade de Passo Fundo (UPF) – Direito

·Hecthor Ciochetta Bandurka: UNIVATES – Arquitetura e Urbanismo/ UNIVATES – Relações internacionais / FEEVALE – Arquitetura e Urbanismo / Universidade de Passo Fundo (UPF) – Arquitetura e Urbanismo /UNISINOS – Arquitetura e Urbanismo

·Júlia Bancer: Universidade de Passo Fundo (UPF) – Direito

·Júlia Dalla Rosa Müller: Universidade de Passo Fundo (UPF) – Odontologia

*3º ano do Ensino Médio:*

·Bruna Bigolin: Universidade de Passo Fundo (UPF), UCPEL, UNOESC e UNIVATES – Odontologia

·Gabrielle Della Costa: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim) – 2º Lugar – Administração

·Gabriel Bertolini: UNIVATES – Engenharia de Software

·Júlia Spassini – UCPEL, UCS, UNISUL, URI, PUCPR, UNOESC, UNIVATES – Direito

·Júlia Stringhi: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim) – 1º Lugar – Administração **

·Lívia Maísa Zardo: UCPel – Administração / UPF – Veterinária / UNIVATES – Biomedicina / URI – Odontologia**

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE